
Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A.
ESTADO
DE ALAGOAS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª
COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOSRua
G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro
do Martins – Maceió/AL
CNPJ:
06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
LITERATURA
FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013
TEMA:
Literatura de Cordel, cultura popular nordestina.
OBJETIVO
GERAL: Compreender e
reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas
características básicas através de práticas de leitura, produção
e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura
popular.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-Despertar
o gosto e o desejo pela leitura;
-Compreender
o contexto de produção próprio da literatura de cordel e
reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma
composição poética (tema abordado, organização espacial das
palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica);
-Interpretar
recursos lingüísticos empregados em textos poéticos dos gêneros,
em especial a rima;
-Criar
coletivamente um poema de cordel, produzindo um folheto ilustrado e
apresentando-o oralmente para outras turmas da escola.
JUSTIFICATIVA:
A literatura de Cordel nas escolas não é muito conhecida nem
explorada, pois a mesma é vista de forma avessa pelos alunos, não
trazem consigo o sabor de que “Literatura é vida, é arte”
devido essa percepção a respeito da falta de divulgação e
conhecimento sobre literatura de cordel nas salas de aula, tornou-se
necessário que os alunos conheçam a riqueza que existe nos versos
da literatura de cordel para que possam produzi textos, enriquecer
como leitor e conhecer uma das mais ricas manifestações da língua.
TURMAS
PARTICIPANTES: Todas
as turmas do Ensino fundamental e do ensino médio EJA do turno
noturno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos.
INSCRIÇÕES:
Cada turma deverá fazer sua
inscrição com seus representantes de turmas que deverá
oficializá-la na coordenada de 8 a 10 de maio.
OBS.
Só receberão a devida pontuação os alunos devidamente inscritos
no prazo estipulado.
PONTUAÇÃO:
Instrumento avaliativo de 0 a 25
pontos para todas as disciplinas do semestre de 2013.
SENDO:
-Criação do cordel por turma – 5 pontos
-Trabalho digitado ou documentário – 5
pontos
-Painel
Ilustrativo (padronizado com 2 folhas de papel 40Kg.) - 5 pontos
-Criação
e apresentação da Métrica (peleja) – 5 pontos
-Apresentação teatral do cordel lido –
5 pontos
OBS.
O aluno que não fizer sua inscrição receberá nota “0”
no projeto sem direito a reposição.
ETAPAS
DO PROJETO
Para
atingir os objetivos e metodologia empregada, segue uma linha de
ações que pode ser:
1-LANÇAMENTO
DO PROJETO- Um professor (a) irá ficar como orientador de cada
turma, onde o mesmo fará o acompanhamento, usando metodologias
aplicáveis a sua disciplina e fazer a avaliação do projeto.
2-PESQUISANDO
E CONHECENDO A LITERATURA DE CORDEL
Ensino
fundamental - Cada turma
deverá elaborar um trabalho digitado sobre a história, surgimento e
principais características da literatura de cordel, assim como fazer
um painel fotográfico de acordo com o assunto abordado. O trabalho
deverá ser bem elaborado, com todos os requisitos de um trabalho
escolar, podendo a turma a fazer sua exposição com tudo encontrado
sobre a literatura de Cordel.
Ensino
médio – Cada turma
deverá elaborar um documentário onde deverá conter imagens, fotos,
textos sobre a história, surgimento e principais características da
literatura de cordel. O trabalho deverá ser bem elaborado, com todos
os requisitos de um trabalho escolar. Sugestões:painel ilustrativo
(Padronizado em duas folhas de papel 40Kg), jornal impresso, painel
fotográfico etc.
3-CRIAÇÕES
-Cada
turma receberá um cordel, onde deverá ser trabalhado em sala de
aula com seu professor orientador, montando uma pequena apresentação
de no máximo 10 min. narrando o cordel lido em forma de encenação
teatral.
-Cada
turma deverá criar um livro de cordel com temas da nossa atualidade
para fazer uma pequena exposição junto com o trabalho digitado e o
documentário.
-Cada
turma deverá criar uma métrica (Mais conhecido como peleja) onde
dois alunos (as) deverão apresentar sua peleja para as demais
turmas.
-Cada
turma deverá fazer uma xilogravura (Arte de esculpir) de acordo com
o cordel que irá apresentar. (como fazer no final do projeto).
4-DATAS
DE REALIZAÇÕES
-Inscrições:
de 08 a 10 de maio na coordenação.
.Um
responsável da turma ficará com a lista de sala para inscrição
oficial na coordenação até dia 10.
-abertura
e exposição de produção: 20 de junho.
.Neste
dia o aluno irá expor em local ainda a ser definido na escola as
produções elaboradas como: -O cordel
criados pela turma.
-O
trabalho digitado ou documentário.
-O
painel fotográfico e ilustrativo.
-Expor a
xilogravura criada.
-culminância
final (APRESENTAÇÔES): 21 de junho.
.Cada
turma irá apresentar uma peleja de acordo com a literatura de
Cordel.
.Cada
turma irá apresentar o Cordel sugerido em forma de mini teatro
contando a literatura lida.
ATIVIDADES
1)Exposição.
2)Apresentação
da peleja.
3)Apresentação
teatral.
INSTRUÇÕES
GERAIS
1-os
alunos deverão fazer sua inscrição com um representante que deverá
oficializar na coordenação.
2-A
turma não poderá trocar a obra sorteada.
3-A
apresentação deverá ser direcionada para a obra sorteada dando
ênfase ao compromisso (deveres) dos alunos para com a Escola Geraldo
melo e o respeito pelo outro.
4-A
turma deverá ser criativa com o teatro a ser apresentado.
Boa
sorte!
CULMINÂNCIA
CULMINÂNCIA
Dia 20/06 - Belas exposições encheram os olhos de quem visitou as equipes nesta noite. Parabéns família GMS.
2º DIA DE APRESENTAÇÕES E REPENTES - UM SHOW DADO POR TODOS OS ALUNOS DO EJA. Parabéns, professores, alunos, coordenação e direção.
Em breve fotos!
Em breve fotos!