Pular para o conteúdo principal

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO


IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO


IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015

TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO.

PÚBLICO ALVO: Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015.

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015.

JUSTIFICATIVA: observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo.

OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
-Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua contribuição.
-Aprimorar o conhecimento das diversas culturas;
-incentivar a relação entre os povos;
-Proporcionar atividades culturais sobre diversos grupos étnicos.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas de 21 a 25 de setembro de 2015.

ATENÇÃO; Nesta quarta edição do projeto o aluno(a) poderá optar em não participar do projeto, sendo que o instrumento avaliativo deverá ser substituído por uma prova de 25 questões referente a todo conteúdo trabalhado no projeto, com questões abertas e fechadas.
1
DATAS DE REALIZAÇÃO: - 21 A 25 de setembro - Inscrições
- 23/10 – entrega da lixeira criativa
- 30/10 – festa oficial
- 06/11 – entrega do vídeo chamada
- 09 a 13/11 -apresentação do trabalho
0\ - 18 e 19/11 – exposição na escola
- 03/12 – desfile de abertura
- 04 e 05/12 – culminância na praça
- 09/12 – avaliação final
Obs. As datas poderão ter mudanças dependendo das necessidades da escola.

PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 0 a 25 para todas as disciplinas no 2º semestre de 2015.

OBS. O aluno que não fizer sua inscrição receberá nota “0” no projeto com opção de não participar e fará a prova com questões abertas e fechadas de todo conteúdo trabalhado no projeto.

INSTRUÇÕES GERAIS

- Após inscrição oficial, a turma conhecerá o tema e a cor oficial da turma.
- Poderão se inscrever alunos (as) devidamente matriculados e frequentes da E.J.A.I. da escola GMS.
- Participação restrita do aluno na representação de sua turma para montagem do musical, conforme o tema sorteado.
- Não será permitido trocar o tema sorteado.
- A apresentação será, respectivamente do tema sorteado.
- A letra deverá valorizar a vida, não sendo permitido o uso de frases prontas ou contextos pejorativos do estilo musical.
- É livre a escolha do estilo musical.
-Cada turma será sorteada com uma cor representativa e todos devem está de crachá durante toda culminância do projeto.

GERAL: Nosso IV GERARTE terá como foco principal o tema proposto assim como a união de todos para com o projeto.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1-MINHA ESCOLA, MEU LUGAR - Organização diária da sala de aula (Lixo na lixeira, bancas e cadeiras em seus devidos lugares). Ao término das aulas as salas serão vistoriadas, onde será observado a organização e limpeza.

2-LIXEIRA CRIATIVA - Cada turma tem até o dia 23 de outubro para entregar uma lixeira tamanho médio para ser colocado nos corredores de acordo com seu tema escolhido. Lembrando que é muito importante o uso de material reciclado na elaboração desta atividade.

3-PESQUISA E ELABORAÇÃO DE TRABALHO ESCRITO PARA APRESENTAÇÃO – De acordo com o tema escolhido, a turma deve elaborar um trabalho digitado conforme as normas de um trabalho científico e apresentá-lo juntamente com slides ou vídeo documental no período de 09 a 13 de novembro.

4-VÍDEO CHAMADA – Construir um vídeo de no máximo 1 min. Com uma chamada para prestigiar o evento na praça do Graciliano Ramos. Entregar até dia 06 de novembro.

5-APRESENTAÇÃO – Teatro musical – Apresentações com no min 5 min e máx. 8 min de acordo com seu conteúdo sorteado. A turma deve criar uma peça musicalizada sobre seu tema onde mostre um pouco da cultura do povo pesquisado em forma clara e lúdica.

6-PRÉ-AVALIAÇÃO - A peça musicalizada deve estar pronta até o dia 24/11 onde se iniciam as preliminares. As turmas devem apresentar seu trabalho para eventuais ajustes.

7-EXPOSIÇÃO NA ESCOLA – Expor todo material pesquisado, no que diz respeito a arte, culinária, fatos históricos, crenças e costumes. Acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro das 18h as 21h.

8-FESTA OFICIAL – De acordo com o tema oficial “MITOLOGIA” (turno matutino), dia 30 de outubro das 18h as 22h, acontecerá a festa oficial de lançamento para todos os alunos, onde o noturno também é participante desta festa sem obrigação de caracterização. Participando apenas dos pratos para os comes e bebes da festa.
OBS: Não é obrigatório a participação De todos nesta atividade, porém, deve comparecer no mínimo 5 alunos para representação da turma.

9-AVALIAÇÃO FINAL – Acontecerá uma avaliação referente ao seu tema estudado para complemento de nota dia 09 de dezembro, sendo individual e sem consulta.

MUITO IMPORTANTE - Todas as atividades terão sua pontuação específica, porém, caso alguma deixe de ser realizada sofrerá uma penalidade de –2 (menos dois pontos) juntamente com a pontuação da mesma que deixou de ser executada.

Distribuição da pontuação

ATIVIDADES:

1- MINHA ESCOLA MEU LUGAR – 2,0 pontos
2- LIXEIRA CRIATIVA – 2,0 pontos
3- PESQUISA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO – 3,0 pontos
4- VÍDEO CHAMADA – 2,0 pontos
5- APRESENTAÇÃO – 4,0 pontos
6- PRÉ-AVALIAÇÃO – 2,0 pontos
7- EXPOSIÇÃO – 4,0 pontos
8- FESTA OFICIAL – 1,0 pontos
9- AVALIAÇÃO FINAL – 5,0 pontos

TOTAL DE PONTOS - 25 PONTOS

IMPORTANTE: Nos dois dia de culminância da praça, todas as turmas terão por obrigação ao final de cada dia recolher todo o lixo que estiver pela praça, para que o ambiente fique exatamente como encontramos. A turma que não colaborar com essa atividade terá penalidade em sua nota final.

ATENÇÃO: Nesta 4º EDIÇÃO não aceitaremos que turmas façam contratação de coreógrafos ou pessoas do gênero. Caso haja descumprimento a turma será penalizada com perca de parte da pontuação geral.
OBS: Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, procurar Carla Marinho (Coordenadora geral do GERARTE).

A Fé e perseverança é capaz de mover montanhas e fazer acontecer, uma família não precisa ser de sangue para ser unida, precisa ser como nós, única e verdadeira.”

Carla Marinho


Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOSRua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013
TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina.
OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar recursos lingüísticos empregados em textos poéticos dos gêner…

ABERTURA DOS JOGOS INTERNOS ENCANTOU A COMUNIDADE ESCOLAR

No dia 14 de dezembro a Escola viveu um momento muito importante com a abertura da segunda edição do Jogos Internos.  A grande novidade esse ano foi  a realização do congresso técnico que reuniu centenas de estudantes na ginásio de esportes para tratar de temas que se relacionam com a vida, com o esporte e com  escola.  Tivemos a alegria de contar com Noelia Costa, Presidente do Forum Estadual de Luta contras as drogas, que tratou do tema  prevenção ao uso de drogas; tivemos também o psicólogo da unidade de saúde do Graciliano Ramos, Teobaldo Rocha que abordou o tema Gravidez na Adolescencia e a educadora física Marcia Santos que tratou o tema competitividade.