Pular para o conteúdo principal

III GINCANA ESTUDANTIL - 2012


ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL Fone: 3315 -7940

III GINCANA ESTUDANTIL 2012

TEMA: Protagonismo Junvenil: Nova forma de ver o mundo.

OBJETIVO: Promover a integração e socialização entre os alunos, visando conservar e preservar o patrimônio público da escola e seu acervo didático, alertar e prevenir o uso de drogas, conhecimentos de novas culturas mundiais, saudação ao dia do professor.

TURMAS PARTICIPANTES: Todas as turmas do Ensino fundamental e Ensino médio do turno diurno da Escola Geraldo Melo dos Santos.

INSCRIÇÕES: cada turma deverá fazer sua inscrição com seus representantes de turma, onde o mesmo deverá fazer a inscrição oficial na direção nos dias 07 a 09 de agosto.

DATA DE REALIZAÇÃO: .11 de agosto de 2012 – Abertura oficial(obs. Olhar tarefas a serem realizadas na abertura).
.01de setembro de 2012-Folclore
.15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro de 2012 – realização das etapas 1 e 2.
.20 de outubro encerramento do Ensino fundamental e 27 de outubro encerramento do Ensino Médio de 2012

PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 5 a 10 para todas as disciplinas.

OBS. O aluno que não fizer sua inscrição receberá nota “0” no projeto sem direito a reposição.





INSTRUÇÕES GERAIS

- Após inscrição a turma pega o cronograma geral de todas as tarefas a serem realizadas e se organizam para realização das mesmas.
- Cada turma será representada por uma cor escolhida mediante sorteio e apresentado em forma de coletes confeccionados pelos próprios alunos.
- Cada turma deverá criar um mascote que represente sua turma e seja exposto em seus coletes.
- Cada turma deverá ter seu grito de guerra.
- Cada tarefa a ser realizada terá uma pontuação específica, ficando a turma com nota 0 se por algum motivo não realizar a tarefa.
- No dia da gincana, cada turma deverá manter sua ordem e sua disciplina, ou seja, manifestação só será aceita mediante autorização do narrador para incentivo de torcida. Na hora das provas todos deverão manter silêncio para não prejudicar nenhuma equipe, havendo contrariedade à equipe que estiver fora deste padrão perderá um ponto como punição por advertência dada.
- Obs.: proibido jogar papeis ou qualquer objeto que possa sujar o local da gincana. A animação fica por conta da turma que ganhará pontos no quesito animação de torcida, onde vale a disciplina, organização e grito de guerra.
- Há uma tarefa que diz respeito à arrecadação de alimentos que servirá como doações para famílias carentes ou instituições a serem escolhidas pela turma, onde as turmas se comprometerão a fazer a entrega dos mesmos.

ATENÇÃO: Nossa gincana terá como objetivo principal a integração entre todos que compõem a escola e a conservação do nosso patrimônio físico e didático.


TAREFAS

1-Tarefas de abertura(final do cronograma)
Total:10 pontos

2-Encapamento do livro didático. A cada 100 livros encapados uma pontuação. OBS: Os livros devem ser encapados padronizadamente com papel madeira ou papel embrulho, onde cada livro deve conter o nome do aluno e turma no local específico localizado no próprio livro.
Total: 5 pontos a cada 100 livros

3-Arrecadação de alimentos não perecíveis.
Essa prova será contada por quantidade de cestas básicas elaborada, onde terá um limite mínimo de 4 cestas, a lista de alimentos a serem arrecadadas está em anexo no final desse regulamento. Não deverá ter um só item com muita repetição como sal e flocos de milho. Lembre-se que as cestas serão doadas às famílias carentes de sua cidade. A turma deverá sugerir as famílias ou instituições.
Total: 5 pontos por cesta elaborada

4- Criação do mascote da turma em uma folha bem visível de papel 40kg na abertura da gincana, onde deverá ser exposto na 1ª etapa no colete de cada aluno.
Total: 3 pontos, sendo 1,5 na abertura e 1,5 na exposição do colete

5- Criação de um grito de guerra por sala.
Total: 2 pontos

6- Criação de um mural ilustrativo com uma frase criativa sobre a conservação do patrimônio escolar público, para ser apresentado no dia da gincana.
Total: 3 pontos

7- 1ª TAREFA SURPRESA
Total: 3 pontos

8- Prova de conhecimento - Será sorteada uma disciplina para respostas com sorteios de questões, onde será a mesma disciplina para todas as equipes com questões diferentes.
OBS: As questões serão de acordo com as séries e os conteúdos estudados durante o ano letivo de 2012.
Total: 5 pontos

9- Criação de uma paródia sobre o dia do professor – Deverá ser escolhido um aluno ou um grupo de cada sala para apresentar a paródia no dia da gincana. A apresentação fica por conta da turma, podendo ser apresentada através de músicas, danças, cantos ou representação.
Total: 2 pontos

10- TAREFA SURPREZA
Total: 3 pontos

11- Prova de conhecimento
Total: 5 pontos

12-Apresentação teatral – Cada equipe deverá elaborar uma mini-peça teatral para apresentar no dia da gincana sobre o tema “drogas”.
Total: 10 pontos

13-Arremesso de bola - Cada equipe terá direito a cinco arremessos (basquete), convertendo a equipe terá um ponto por acerto.
Total: 1 pontos

14-Futsal- Cada sala deverá ter um time de futsal para concorrer entre si.
Total: 1 ponto

15- Pintura- Dois alunos escolhidos pela turma, participarão da pintura do rosto, onde cada equipe trará seu próprio material para realização da prova, onde a pintura deverá ser realizada em um tempo de 3 min.
Total: 2 pontos

16- Prova de Conhecimento
Total: 5 pontos

17- Apresentações culturais
. Cada equipe ficará responsável em pesquisar uma cultura de outro país e fazer uma apresentação artística de no mínimo 3 min. e máximo 5 min.
Total: 5 pontos

18-Animação de torcida.
OBS: As torcidas terão tempo e autorização para manifestações em sua animação, sempre utilizando seu grito de guerra. Lembre-se de que sua alegria contagiará a todos e a pontuação será contada, cuidado apenas para não infligir à regra de animação fora do tempo.
Total: 2 pontos

19-Conservação da sala de aula- todos os dias ao final das aulas uma fiscal de gincana irá fiscalizar a sala de aula, onde a pontuação acontecerá da seguinte maneira:
.Sala limpa e organizada – 1 ponto
.Sala suja, mas organizada- 0 ponto
.sala suja e desorganizada-(-1 ponto)


20-Preparar um aluno (a) para a prova da soletração.
Total: 5 pontos

21-Mini-horta escolar- Cada turma terá um espaço de 5m x 5m para organizar uma mini-horta, sendo da seguinte maneira:
.Arrecadação de sementes- 3 pontos
.Limpeza do local- 2 pontos
.Plantação das sementes- 2 pontos
.Cuidados diários, pontos semanais- 1 ponto
-obs. Cada turma ficará com um tipo de semente.
Semente:________________________________

22-Lixeira criativa- Cada turma deverá criar uma lixeira com materiais reciclados e expor no dia da abertura.
Total: 2 pontos

23-Apresentação folclórica- apresentar em data a ser divulgada uma apresentação folclórica que contará pontos para a gincana.
Total: 5 pontos
PREMIAÇÃO

Atenção: A premiação será utilizada como instrumento de avaliação interdisciplinar para todas as disciplinas no 1º semestre.

1º lugar- 10 pontos 7º lugar- 7 pontos
2º lugar- 9.5 pontos 8º lugar- 6.5 pontos
3º lugar- 9 pontos 9º lugar- 6 pontos
4º lugar- 8.5 pontos 10º lugar- 5.5 pontos
5º lugar- 8 pontos 11º a 30º lugar- 5 pontos
6º lugar- 7.5 pontos

ATENÇÃO: A nota final poderá ser diferenciada para cada aluno, pois deverão ser respeitados alguns critérios, o professor (a) responsável poderá avaliar participação, empenho, engajamento e comprometimento, ficando a critério do professor (a) a nota conveniente a participação do aluno, onde o mesmo poderá perder ou não ter nota caso não tenha participação.

OBS.: A gincana será igual para todos, porém a classificação final será dividida em Ensino Fundamental e Ensino médio.

  • O SUCESSO DE NOSSA GINCANA DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE NÓS, POR ISSO JUNTE-SE, PLANEJE-SE E VAMOS EM FRENTE PARA SER MAIS UM CAMPEÃO DE EDUCAÇÃO.

BOA SORTE A TODAS AS EQUIPES



ITENS PARA FORMAÇÃO DA CESTA BÁSICA


  1. 2 kg de feijão
  2. 2 kg de arroz
  3. 2 pacote de macarrão
  4. 2 pacotes de ½ kg de flocos de milho
  5. 1 lata de óleo
  6. 1 pacote de leite em pó
  7. 1 lata de doce de 500g
  8. 1 margarina de 500g
  9. 2 pacote de café de 500g
  10. 1 kg de açúcar
  11. 2 latas de sardinha
  12. 1 kg de farinha de mandioca
  13. 1 vinagre
  14. 1 lata de conserva
  15. _____________________________________
  16. _____________________________________
  17. _____________________________________
  18. _____________________________________

Obs. Se tiver algum item que queiram acrescentar, escrever no espaço reservado.



DIVISÃO DAS TAREFAS POR DATAS

-Dia 11 de agosto- Abertura Oficial- 08h00min h

.Momento cívico- contando por organização de turmas devidamente identificadas.

TAREFAS:

1-Encapamento do livro
2-Esboço do mascote
3-Lixeira criativa
4-Festa o amor está no ar.





Tarefa de abertura: O amor está no ar

 A palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, querer bem, satisfação, conquista desejo, etc. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.
Fantasias, cores, beleza, dança e muita alegria! No dia 11 de agosto, acontecerá a abertura oficial da III Gincana Interna da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, com uma festa. Com criatividade, os alunos deverão organizar uma festa onde não pode faltar: fantasia de todos os integrantes relacionados ao tema da gincana (objetos com materiais reciclados, cartazes criativos, bexigas, rosas...), Buffet (Doces e salgados...).
OBS: Cabe às equipes extrapolar e inovar a partir das ideias derivadas da proposta inicial, respeitando os valores filosóficos da escola.
-Deverá também apresentar um exemplo narrado por um aluno(a) da sala sobre o tema Amor e amizade.
OBS. A comissão organizadora de cada sala deve chegar 1 horas antes para arrumar o local de sua turma.




-Dia 25 de agosto- 8:00h para o turno matutino e 13:00h para o turno vespertino

TAREFA:

-Apresentação Folclórica

-Dia 20 de outubro- 8:00h às 12:00h -Dia 27 de outubro-8:00h às 12:00h
14:00h às 18:00h 14:00h às 18:00h

TAREFAS: TAREFAS:

1-Exposição do mascote no colete 1-Arrecadação de alimentos
2-Grito de guerra 2-Arremesso de bola
3-mural ilustrativo 3-Pintura do rosto
4-Prova de conhecimento 4-Apresentação cultural
5-Paródia do dia do professor 5-Prova de Conhecimento
6-Tarefas surpresas 6-Futsal
7-Apresentação teatral 7-Soletração
8-Animação de torcida 8-Tarefas surpresas


ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
NOVO CRONOGRAMA E DATAS PARA A GINCANA 2012
28 DE SETEMBRO
TAREFA: Limpeza do locada mini-horta (10 ALUNOS POR SALA)
OBS. Por favor trazer enxada, pá, ciscador etc.
De 8:00h às 11:00h – 3ºC, 2ºC, 1ºG, 1ºF E 1º E
De 14:00h às 17:00h – 3ºB, 3ºA, 2ºB, 2ºA E 1ºD
01 DE OUTUBRO
TAREFA: Limpeza do locada mini-horta (10 ALUNOS POR SALA)
OBS. Por favor trazer enxada, pá, ciscador etc.
De 8:00h às 11:00h – 9ºC, 9ºB, 8ºC, 8ºB E 7ºD
De 14:00h às 17:00h – 1ºC, 1ºB, 1ºA, 9ºA E 8ºA
02 DE OUTUBRO
TAREFA: Limpeza do locada mini-horta (10 ALUNOS POR SALA)
OBS. Por favor trazer enxada, pá, ciscador etc.
De: 8:00 às 11:00h – 7ºC, 6ºG, 6ºF, 6ºE E 6ºD
De: 14:00 às 17:00h: 7ºB, 7ºA, 6ºC, 6ºB E 6ºA
03 DE OUTUBRO
TAREFA: Limpeza do locada mini-horta (10 ALUNOS POR SALA)
De 8:00h às 11:00h – 3ºC, 2ºC, 1ºG, 1ºF, 1º E, 7ºC, 6ºG E 6ºF
De 14:00h às 17:00h – 3ºB, 3ºA, 2ºB, 2ºA, 1ºD, 7ºB E 7ºA
04 DE OUTUBRO
TAREFA: Limpeza do locada mini-horta (10 ALUNOS POR SALA)
De 8:00h às 11:00h – 9ºC, 9ºB, 8ºC, 8ºB, 7ºD, 6ºE E 6ºD
De 14:00h às 17:00h – 1ºC, 1ºB, 1ºA, 9ºA, 8ºA, 6ºC, 6ºB E 6ºA


OBS: 10 DE OUTUBRO- (ENSINO FUNDAMENTAL)
MANHÃ: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 7ºA, 7ºB, 8ºA E 9ºA.
TARDE: 6ºD, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 7ºC, 7ºD, 8ºB E 8ºC.
TAREFAS: -Grito de Guerra
-Mural ilustrativo
-Prova de conhecimento
-Paródia do dia do professor
-Tarefas surpresas
-Apresentação teatral sobre o tema “drogas”
-Animação de torcida
OBS: 11 DE OUTUBRO(ENSINO MÉDIO + 9ºB E 9ºC)
MANHÃ: 1ºA, 1ºB, 1ºC, 1ºD, 2ºA, 2ºB, 3ºA E 3ºB.
TARDE:1ºE, 1ºF, 1ºG, 2ºC, 3ºC, 9ºB E 9ºC.
TAREFAS: -Grito de Guerra
-Mural ilustrativo
-Prova de conhecimento
-Paródia do dia do professor
-Tarefas surpresas
-Apresentação teatral sobre o tema “drogas”
-Animação de torcida
16 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De 8:00h às 11:00h – 3ºC, 2ºC, 1ºG, 1ºF E 1º E
De 14:00h às 17:00h – 3ºB, 3ºA, 2ºB, 2ºA E 1ºD
17 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De 8:00h às 11:00h – 9ºC, 9ºB, 8ºC, 8ºB E 7ºD
De 14:00h às 17:00h – 1ºC, 1ºB, 1ºA, 9ºA E 8ºA
18 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De: 8:00 às 11:00h – 7ºC, 6ºG, 6ºF, 6ºE E 6ºD
De: 14:00 às 17:00h: 7ºB, 7ºA, 6ºC, 6ºB E 6ºA
22 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De 8:00h às 11:00h – 3ºC, 2ºC, 1ºG, 1ºF E 1º E
De 14:00h às 17:00h – 3ºB, 3ºA, 2ºB, 2ºA E 1ºD
23 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De 8:00h às 11:00h – 9ºC, 9ºB, 8ºC, 8ºB E 7ºD
De 14:00h às 17:00h – 1ºC, 1ºB, 1ºA, 9ºA E 8ºA
24 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De: 8:00 às 11:00h – 7ºC, 6ºG, 6ºF, 6ºE E 6ºD
De: 14:00 às 17:00h: 7ºB, 7ºA, 6ºC, 6ºB E 6ºA
25 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De 8:00h às 11:00h – 3ºC, 2ºC, 1ºG, 1ºF E 1º E
De 14:00h às 17:00h – 3ºB, 3ºA, 2ºB, 2ºA E 1ºD
26 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De 8:00h às 11:00h – 9ºC, 9ºB, 8ºC, 8ºB E 7ºD
De 14:00h às 17:00h – 1ºC, 1ºB, 1ºA, 9ºA E 8ºA
29 DE OUTUBRO
TAREFA: Continuação da mini-horta
De: 8:00 às 11:00h – 7ºC, 6ºG, 6ºF, 6ºE E 6ºD
De: 14:00 às 17:00h: 7ºB, 7ºA, 6ºC, 6ºB E 6ºA
31 DE OUTUBRO
FINAL DA GINCANA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
MANHÃ (8:00h às 11:00h)
MANHÃ: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 7ºA, 7ºB, 8ºA E 9ºA.
TARDE: 6ºD, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 7ºC, 7ºD, 8ºB E 8ºC.
TAREFAS: -Arrecadação de alimentos -Apresentação cultural
-Arremesso de bola -Prova de conhecimento
-Pintura do rosto -Tarefas surpresa
-Futsal

01 DE NOVEMBRO
FINAL DA GINCANA PARA O ENSINO MÉDIO + 9ºB E 9ºC
MANHÃ (8:00h às 11:00h)
MANHÃ: 1ºA, 1ºB, 1ºC, 1ºD, 2ºA, 2ºB, 3ºA E 3ºB.
TARDE: 1ºE, 1ºF, 1ºG, 2ºC, 3ºC, 9ºB E 9ºC.
TAREFAS: - Arrecadação de alimentos -Apresentação cultural
-Prova de conhecimento -Arremesso de bola
-Pintura do rosto -Tarefas surpresa
-Futsal


OBS.: A TAREFA SOLETRAÇÃO TERÁ UMA DATA ESPECIAL, QUE ACONTECERÁ NA SEMANA DE 22/10 A 26/10. TURMAS A SEREM DIVULGADAS POR DATA.

BOA SORTE A TODOS E SUCESSO!



GALERIA DE FOTOS
ABERTURA OFICIAL














CONSTRUINDO A MINI-HORTA ESCOLAR




GRANDE FINAL DA GINCANA






































































Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos   Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940 LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013 TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina. OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar rec

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO

IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015 TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO. PÚBLICO ALVO : Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015. JUSTIFICATIVA : observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo. OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua

JOGOS INTERNOS 2017

JOGOS INTERNOS 2017       Mais um ano de jogos internos da família G.M.S., Unindo projeto GERARTE, LITERAÇÃO E JOGOS INTERNOS, vem com um número de atletas recorde em nossa Escola, com cerca de 600 atletas dos turnos diurno e noturno com o envolvimento do Integral, estamos fazendo desse os jogos da história, com participação de cerca de 75% dos nossos alunos, mostrando que educação e esporte transformam as pessoas. Com um clima de harmonia foi aberta esta edição dia 13/10/17, e iniciando a maratona de jogos na segunda-feira dia 16/10/17 com Basquetebol, terça-feira com Voleibol, quarta-feira Handebol, quinta-feira acontecem simultaneamente as partidas de queimado e futsal utilizando o campo e o ginásio, sexta-feira continuidade do futsal. Momento único do esporte e educação unidos em um só objetivo.      Com dedicação exclusiva dos nossos professores de Educação física Rodolpho Góes, Bruno Pessoa e Gustavo Simplício. Não podemos deixar de falar do apoio dos nossos professores,