Pular para o conteúdo principal

I GERARTE - LITERATURA E ARTE

1º FESTIVAL GERARTE
ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940

1º FESTIVAL GERARTE – 2013

TEMA: Uma nova forma de leitura transformando em música a viajem do saber.

OBJETIVO: Promover o gosto pela leitura, estimulando a desenvolver ações concretas que viabilizem a cultura através da música, explorando a arte e a literatura brasileira.

TURMAS PARTICIPANTES: Todas as turmas do Ensino médio do turno diurno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos.

INSCRIÇÕES: Cada turma deverá fazer sua inscrição com seus representantes de turma, onde o mesmo deverá oficializá-la na biblioteca com a professora Amara dos dias 16 a 23 de janeiro de 2013.

DATA DE REALIZAÇÃO: - 17/04- Exposição da obra.
- 18/04- Apresentação musical.
- 19/04- Questionário avaliativo.

Obs. As datas poderão ter mudanças dependendo das necessidades da escola.

PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 0 a 15 para todas as disciplinas no 2º semestre de 2012.

OBS. O aluno que não fizer sua inscrição receberá nota “0” no projeto sem direito a reposição.

INSTRUÇÕES GERAIS

- Após inscrição a turma pegará o cronograma geral.
- Poderão se inscrever alunos (as) devidamente matriculados e frequentes no ensino médio da escola GMS.
- Participação restrita do aluno na representação de sua turma para montagem do musical, conforme obra do sorteio.
- Não será permitido trocar a obra sorteada.
- A apresentação será, respectivamente da obra sorteada e de uma música parodiada ou de autoria, dando ênfase à prevenção ao uso de drogas.
- Caso a obra da letra sorteada já disponha de composição musical, esta poderá ser utilizada. Do contrário, a turma deverá compor a obra em forma de música.
- A letra deverá valorizar a vida, não sendo permitido o uso de frases prontas ou contextos pejorativos do estilo musical.
- É livre a escolha do estilo musical.

GERAL: Nosso primeiro Festival Gerarte terá como foco principal a leitura da obra feita por todos os participantes, onde deverá ser criado um musical a partir desta obra e fica livre a escolha de mais uma música que contenha em sua letra a prevenção do uso de drogas.


AVALIAÇÃO

As turmas serão avaliadas por banca composta por professores de música, canto, instrumentista, dança e língua portuguesa.

A pontuação será oferecida por categoria.

-Criatividade (na configuração do palco e desenvoltura musical e cênica), Vestimentas etc.
-Exposição sobre o autor e a obra.
-Uso correto da língua portuguesa (norma culta).
-Tempo mínimo de10 min. e 20min no máximo. Tendo penalidade caso ultrapasse o limite permitido.
-Respeito às equipes participantes.
-Questionário a cerca da obra sorteada.

CULMINÂNCIA

As atividades serão avaliadas em três momentos:

1º)Exposição sobre o autor e obra sorteada. Data prevista: 17/04/2013.

2º)Apresentações do musical da obra. Data prevista: 18/04/2013.

3º)Questionário avaliativo sobre a obra lida (individual e sem consulta). 19/04/2013.
ATIVIDADES

1- Após sorteio da obra apresentada pelo professor orientador, a turma deverá providenciar a leitura da mesma, onde toda a turma deverá ler para que se tenha conhecimento da mesma.

2-A turma deverá fazer uma pesquisa sobre o autor e obra, onde deverá preparar uma exposição sobre o mesmo.

3-A turma deverá preparar um musical de acordo com a obra lida, onde deverá neste contexto expor as principais ideias do livro (contar a história em forma de música).

4-Além do musical da obra a turma deverá ter uma música livre para apresentação que aborde o tema “drogas”. Com duração máxima de 6 min.



ATENÇÃO: Todos terão exatamente três meses para elaboração deste projeto, por tanto, não deixem para última hora, lembrando que antes de qualquer preparação a obra deve ser lida.
As obras podem ser baixadas gratuitamente no site do MEC, em www.dominiopublico.gov.br ou na biblioteca da escola (onde possui poucas obras)

Desde já bom trabalho a todos e boa sorte.

Direção, coordenação e professores (as).

AUTORES E OBRAS

-JOSÉ DE ALENCAR

O Guarani
As azas de um anjo

-BERNARDO GUIMARÃES

A escrava Isaura

-JORGE AMADO

Capitões de areia
Gabriela
Tiêta

-ALUÍZIO AZEVEDO

O cortiço

-JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

A moreninha

-Graciliano Ramos

Vidas Secas

-JÚLIO DINIS

As pupilas do senhor Reitor

-EÇA DE QUEIROZ

O crime do padre Amaro

-EUCLIDES DA CUNHA

Os sertões

-LIMA BARRETO

Triste fim de Policarpo Quaresma


ABERTURA OFICAL DO GERARTE - 16/04/2013

     Parabéns a todos os envolvidos e em especial a família G.M.S. pela força e determinação que foi a abertura do nosso projeto literário. Lindos momentos que merecem um registro especial... Será uma semana inesquecível para todos, parabéns alunos, professores, colaboradores e direção.

























Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos   Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940 LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013 TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina. OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar rec

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO

IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015 TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO. PÚBLICO ALVO : Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015. JUSTIFICATIVA : observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo. OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua

JOGOS INTERNOS 2017

JOGOS INTERNOS 2017       Mais um ano de jogos internos da família G.M.S., Unindo projeto GERARTE, LITERAÇÃO E JOGOS INTERNOS, vem com um número de atletas recorde em nossa Escola, com cerca de 600 atletas dos turnos diurno e noturno com o envolvimento do Integral, estamos fazendo desse os jogos da história, com participação de cerca de 75% dos nossos alunos, mostrando que educação e esporte transformam as pessoas. Com um clima de harmonia foi aberta esta edição dia 13/10/17, e iniciando a maratona de jogos na segunda-feira dia 16/10/17 com Basquetebol, terça-feira com Voleibol, quarta-feira Handebol, quinta-feira acontecem simultaneamente as partidas de queimado e futsal utilizando o campo e o ginásio, sexta-feira continuidade do futsal. Momento único do esporte e educação unidos em um só objetivo.      Com dedicação exclusiva dos nossos professores de Educação física Rodolpho Góes, Bruno Pessoa e Gustavo Simplício. Não podemos deixar de falar do apoio dos nossos professores,