ESTADO
DE ALAGOAS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª
COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua
G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro
do Martins – Maceió/AL
CNPJ:
06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
II
FESTIVAL GERARTE – 2014
MESTRE
GRAÇA VAI À PRAÇA
TEMA:
MESTRE GRAÇA
E SEUS CONTEMPORÂNEOS DA PROSA E POESIA
OBJETIVO:
Promover o
gosto pela leitura, estimulando o
desenvolvimento de
ações concretas que viabilizem a cultura através da música,
explorando a arte e a literatura brasileira.
TURMAS
PARTICIPANTES:
Todas as
turmas do 9º
ano ao 3º ano turno
diurno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos.
INSCRIÇÕES:
Cada turma
deverá fazer sua inscrição com seus representantes, onde o mesmo
deverá oficializá-la com
a diretora Carla na direção até a data de 05 de fevereiro de 2014.
CRONOGRAMA:
- De 30/01
à 07/02
– Inscrição.
- Dia 11/03 – entrega do 1º relatório.
- Dia 15/03 –
panfletagem de divulgação do evento.
- Dia 21/03 –
desfile de abertura do II Gerarte.
- Dia 22/03 –
culminância do II Gerarte.
- Dia
26/03 – Questionário avaliativo da obra.
- Dia 27/03 –
Entrega do último aleatório.
Obs.
As datas poderão sofrer
variações
dependendo das necessidades da escola.
PONTUAÇÃO:
Instrumento
avaliativo de 0 a 15 para todas as disciplinas no 2º semestre de
2013.
ATENÇÃO:
REGRAS GERAIS
Aluno(a)
1-Não
inscrito terá nota 0 (zero) automaticamente, mesmo que participe do
projeto.
2-Sem
frequência nas aulas, mesmo inscrito não terá direito a nota.
3-Sem
notas regulares, mesmo inscrito não terá nota.
4-A
nota final sairá individualmente de acordo com: participação no
decorrer do projeto, frequência nas culminâncias, relatórios e
questionário avaliativo da obra. Sendo da seguinte forma:
* - 1
ponto para cada relatório não entregue.
* - 1
ponto para cada frequência não entregue.
* - 1
por falta do aluno na culminância.
* E
avaliação individual dos relatórios e questionário.
INSTRUÇÕES
GERAIS
-
Após inscrição a turma receberá o cronograma geral.
-No
ato da inscrição a turma será sorteada com a cor de
representação,não devendo confeccionar camisas, pois todos estarão
com a cor representativa e crachás com foto e identificação a ser
fornecida pela escola.
-
Poderão se inscrever alunos (as) devidamente matriculados e
frequentes do 9º
ao 3º ano da
escola G.M.S.
-
Participação restrita do aluno na representação de sua turma para
montagem do musical, conforme obra do sorteio, ou
seja não será permitida a contratação de terceiros, tanto para
ensinar como para executar.
-
Não será permitido trocar a obra sorteada.
-
A apresentação será, respectivamente da obra sorteada em
forma de teatro mudo, onde as
cenas acontecem e apenas um ou dois narradores contam a história em
no máximo 5 min. Poderá ter músicas conforme a necessidade de
apresentação.
-
A turma também
apresentará
um musical, em
que o foco
principal seja a
temática da obra trabalhada, fazendo um comparativo de cenários: da
época X tempo atual.
Após
o teatro mudo, apresentação do musical.
-
Será
livre a escolha do estilo musical, coreografias,
teatro musical etc., contanto que não fuja da proposta MUSICAL, sem
conotações sexuais.
-
É
fundamental observar as datas do cronograma para as entregas das
atividades.
-Todos
responderão individualmente
o
questionário referente a obra lida, sem consulta.
-Cada
turma criará grupos de leitura com no máximo 10 alunos, os quais
todos os dias até o final da leitura da obra deverão ter a
frequência e horário de cada leitura.
Exemplos:
Turmas com aulas vagas: Aproveitar aquele tempo, reunir o grupo na
biblioteca da escola,
assinar
impreterivelmente a frequência
que indicará horário de inicio e final, com tempo de duração,
assim
como os participantes do grupo naquele determinado dia.
-O
aluno que ficar fora do grupo, perderá automaticamente 10 pontos.
-Todos
devem ler na roda de leitura e caso algum participante falte no dia,
deverá pegar antes a obra e ler para que possa acompanhar o decorrer
da obra.
-o
estande, exposição e material deverá ser responsabilidade
exclusiva da turma.
-cada
turma deverá selecionar 5 alunos(a) para fazer a divulgação do
evento em locais a serem divulgados.
-Ao
final das apresentações serão divulgados os 1º, 2º e 3º
lugares, no entanto a nota não influenciará nesta sequência.
ATIVIDADES
DO PROJETO
1)criação
de roda de leitura, com
um condutor de leitura por encontro;
2)criar um teatro mudo com
narração do resumo da obra;
3)criar um musical que
englobe o tempo da obra com o tempo atual;
4)montagem de um estande
para exposição do autor e da obra, cada turma deverá expor
quadros, fotos, obras etc.
5)as
turmas deverão confeccionar, cartazes e panfletos para o dia da
divulgação. (Locais a serem divulgados). Cópias entregar com antecedência para reprodução na escola.
6)expor
no dia 22/03 em seu estande, um personagem vivo que represente o
autor da obra.
AVALIAÇÃO
As
turmas serão avaliadas por banca composta por professores,
universitários
e convidados.
A
pontuação será oferecida por categoria.
-Participação
da roda de leitura
-Criatividade
(na configuração do palco e desenvoltura musical e cênica),
Vestimentas etc.
-Exposição
sobre o autor e a obra.
-Personagem
vivo do autor
-Uso
correto da língua portuguesa (norma culta).
-Respeito
às equipes participantes.
-Questionário
acerca da obra sorteada.
CULMINÂNCIA
1º)Panfletagem: Data
prevista: 15/03/2014.
2º)Exposição
sobre o autor e obra sorteada. Data prevista: 22/03/2014.
3º)Apresentações
do musical da obra e
do teatro mudo.
Data prevista: 22/03/2014.
4º)Questionário
avaliativo sobre a obra lida (individual e sem consulta). 26/03/2014.
OBS.:
Algumas obras estarão disponíveis na bilbioteca. Seria importante
que fosse pego um por grupo. As obras que não estiverem na biblioteca, os alunos deverão fazer a pesquisa via internet,
alfarrábios etc.
Desde
já bom trabalho a todos e boa sorte.
Direção,
coordenação e professores (as).
AUTORES
E OBRAS
*9º
ANO A:
Pesquisar toda a vida e obras de Graciliano Ramos, onde deverá ter
exposição de obras, quadros, cartazes, personagens e representação
viva que represente o autor.
-A
equipe montará uma tenda com toda vida e obras de Graciliano Ramos,
tendo em vista que ele será o autor homenagiado do projeto, dando ênfase ao bairro e aniversário de sua morte.
-A
turma deverá contar em teatro mudo narrado a vida e trajetória de
Graciliano Ramos, onde deverá no decorrer apresentar um musical que
englobe sua vida.
*9º
ano B:
Vivenciando o pré-modesnimo na poesia, a equipe deverá pesquisar
vida e poesias de Vinícius de Moraes e fazer exposição de obras,
cartazes, quadro etc.
-a
turma deverá montar um teatro poético vivenciando as obras de Vinícius. Na sequência fazer um musical que englobe a poesia do
autor.
*9º
ano A: GRACILIANO RAMOS: Toda Vida e Obra de Graciliano Ramos.
*9º
ano B: VINICIUS DE MORAES: Poesias e vida de Vinícius.
*1º
ano A: JORGE DE LIMA- Nêga Fulô.
*1º
ano B: JORGE DE LIMA – Acendedor de Lampiões.
*1º
ano C: JOSÉ LINS DO RÊGO – Moleque Ricardo.
*1º
ano D: RAQUEL DE QUEIROZ – As três Marias.
*1º
ano E: EUCLIDES DA CUNHA: Os sertões
*1º
ano F: JOÃO CABRAL DE MELO NETO: Morte e Vida Severina.
*1º
ano G: JOSÉ LINS DO RÊGO: Fogo Morto.
*1º
ano H: JOSÉ LINS DO RÊGO: Menino de Engenho.
*2º
ano A: RAQUEL DE QUEIROZ: O Quinze.
*2º
ano B: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA – A Bagaceira.
*2º
ano C: GRACILIANO RAMOS: São Bernardo.
*2º
ano D: GRACILIANO RAMOS: Vidas Secas.
*3º
ano A: JORGE
AMADO – Tereza Batista Cansada de Guerra.
*3º
ano B:
CLARICE LISPECTOR – A hora da Estrela.
*3º
ano C: JORGE AMADO: Dona
Flor e seus dois Maridos.
Boa
leitura!