Pular para o conteúdo principal

II GERARTE - 21 E 22 DE MARÇO DE 2014

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
II FESTIVAL GERARTE – 2014

MESTRE GRAÇA VAI À PRAÇA

TEMA: MESTRE GRAÇA E SEUS CONTEMPORÂNEOS DA PROSA E POESIA

OBJETIVO: Promover o gosto pela leitura, estimulando o desenvolvimento de ações concretas que viabilizem a cultura através da música, explorando a arte e a literatura brasileira.

TURMAS PARTICIPANTES: Todas as turmas do 9º ano ao 3º ano turno diurno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos.

INSCRIÇÕES: Cada turma deverá fazer sua inscrição com seus representantes, onde o mesmo deverá oficializá-la com a diretora Carla na direção até a data de 05 de fevereiro de 2014.

CRONOGRAMA: - De 30/01 à 07/02 – Inscrição.
- Dia 11/03 – entrega do 1º relatório.
- Dia 15/03 – panfletagem de divulgação do evento.
- Dia 21/03 – desfile de abertura do II Gerarte.
- Dia 22/03 – culminância do II Gerarte.
- Dia 26/03 – Questionário avaliativo da obra.
- Dia 27/03 – Entrega do último aleatório.

Obs. As datas poderão sofrer variações dependendo das necessidades da escola.

PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 0 a 15 para todas as disciplinas no 2º semestre de 2013.

ATENÇÃO: REGRAS GERAIS
Aluno(a)

1-Não inscrito terá nota 0 (zero) automaticamente, mesmo que participe do projeto.
2-Sem frequência nas aulas, mesmo inscrito não terá direito a nota.
3-Sem notas regulares, mesmo inscrito não terá nota.
4-A nota final sairá individualmente de acordo com: participação no decorrer do projeto, frequência nas culminâncias, relatórios e questionário avaliativo da obra. Sendo da seguinte forma:
* - 1 ponto para cada relatório não entregue.
* - 1 ponto para cada frequência não entregue.
* - 1 por falta do aluno na culminância.
* E avaliação individual dos relatórios e questionário.

INSTRUÇÕES GERAIS

- Após inscrição a turma receberá o cronograma geral.

-No ato da inscrição a turma será sorteada com a cor de representação,não devendo confeccionar camisas, pois todos estarão com a cor representativa e crachás com foto e identificação a ser fornecida pela escola.

- Poderão se inscrever alunos (as) devidamente matriculados e frequentes do 9º ao 3º ano da escola G.M.S.

- Participação restrita do aluno na representação de sua turma para montagem do musical, conforme obra do sorteio, ou seja não será permitida a contratação de terceiros, tanto para ensinar como para executar.

- Não será permitido trocar a obra sorteada.

- A apresentação será, respectivamente da obra sorteada em forma de teatro mudo, onde as cenas acontecem e apenas um ou dois narradores contam a história em no máximo 5 min. Poderá ter músicas conforme a necessidade de apresentação.

- A turma também apresentará um musical, em que o foco principal seja a temática da obra trabalhada, fazendo um comparativo de cenários: da época X tempo atual.
Após o teatro mudo, apresentação do musical.

- Será livre a escolha do estilo musical, coreografias, teatro musical etc., contanto que não fuja da proposta MUSICAL, sem conotações sexuais.

- É fundamental observar as datas do cronograma para as entregas das atividades.
-Todos responderão individualmente o questionário referente a obra lida, sem consulta.
-Cada turma criará grupos de leitura com no máximo 10 alunos, os quais todos os dias até o final da leitura da obra deverão ter a frequência e horário de cada leitura.
Exemplos: Turmas com aulas vagas: Aproveitar aquele tempo, reunir o grupo na biblioteca da escola, assinar impreterivelmente a frequência que indicará horário de inicio e final, com tempo de duração, assim como os participantes do grupo naquele determinado dia.
-O aluno que ficar fora do grupo, perderá automaticamente 10 pontos.
-Todos devem ler na roda de leitura e caso algum participante falte no dia, deverá pegar antes a obra e ler para que possa acompanhar o decorrer da obra.
-o estande, exposição e material deverá ser responsabilidade exclusiva da turma.
-cada turma deverá selecionar 5 alunos(a) para fazer a divulgação do evento em locais a serem divulgados.
-Ao final das apresentações serão divulgados os 1º, 2º e 3º lugares, no entanto a nota não influenciará nesta sequência.
ATIVIDADES DO PROJETO

1)criação de roda de leitura, com um condutor de leitura por encontro;

2)criar um teatro mudo com narração do resumo da obra;

3)criar um musical que englobe o tempo da obra com o tempo atual;

4)montagem de um estande para exposição do autor e da obra, cada turma deverá expor quadros, fotos, obras etc.

5)as turmas deverão confeccionar, cartazes e panfletos para o dia da divulgação. (Locais a serem divulgados). Cópias entregar com antecedência para reprodução na escola.

6)expor no dia 22/03 em seu estande, um personagem vivo que represente o autor da obra.

AVALIAÇÃO

As turmas serão avaliadas por banca composta por professores, universitários e convidados.

A pontuação será oferecida por categoria.
-Participação da roda de leitura
-Criatividade (na configuração do palco e desenvoltura musical e cênica), Vestimentas etc.
-Exposição sobre o autor e a obra.
-Personagem vivo do autor
-Uso correto da língua portuguesa (norma culta).
-Respeito às equipes participantes.
-Questionário acerca da obra sorteada.

CULMINÂNCIA

1º)Panfletagem: Data prevista: 15/03/2014.

2º)Exposição sobre o autor e obra sorteada. Data prevista: 22/03/2014.

3º)Apresentações do musical da obra e do teatro mudo. Data prevista: 22/03/2014.

4º)Questionário avaliativo sobre a obra lida (individual e sem consulta). 26/03/2014.

OBS.: Algumas obras estarão disponíveis na bilbioteca. Seria importante que fosse pego um por grupo. As obras que não estiverem na biblioteca, os alunos deverão fazer a pesquisa via internet, alfarrábios etc.

Desde já bom trabalho a todos e boa sorte.

Direção, coordenação e professores (as).

AUTORES E OBRAS

*9º ANO A: Pesquisar toda a vida e obras de Graciliano Ramos, onde deverá ter exposição de obras, quadros, cartazes, personagens e representação viva que represente o autor.

-A equipe montará uma tenda com toda vida e obras de Graciliano Ramos, tendo em vista que ele será o autor homenagiado do projeto, dando ênfase ao bairro e aniversário de sua morte.

-A turma deverá contar em teatro mudo narrado a vida e trajetória de Graciliano Ramos, onde deverá no decorrer apresentar um musical que englobe sua vida.
*9º ano B: Vivenciando o pré-modesnimo na poesia, a equipe deverá pesquisar vida e poesias de Vinícius de Moraes e fazer exposição de obras, cartazes, quadro etc.

-a turma deverá montar um teatro poético vivenciando as obras de Vinícius. Na sequência fazer um musical que englobe a poesia do autor.

*9º ano A: GRACILIANO RAMOS: Toda Vida e Obra de Graciliano Ramos.
*9º ano B: VINICIUS DE MORAES: Poesias e vida de Vinícius.
*1º ano A: JORGE DE LIMA- Nêga Fulô.
*1º ano B: JORGE DE LIMA – Acendedor de Lampiões.
*1º ano C: JOSÉ LINS DO RÊGO – Moleque Ricardo.
*1º ano D: RAQUEL DE QUEIROZ – As três Marias.
*1º ano E: EUCLIDES DA CUNHA: Os sertões
*1º ano F: JOÃO CABRAL DE MELO NETO: Morte e Vida Severina.
*1º ano G: JOSÉ LINS DO RÊGO: Fogo Morto.
*1º ano H: JOSÉ LINS DO RÊGO: Menino de Engenho.
*2º ano A: RAQUEL DE QUEIROZ: O Quinze.
*2º ano B: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA – A Bagaceira.
*2º ano C: GRACILIANO RAMOS: São Bernardo.
*2º ano D: GRACILIANO RAMOS: Vidas Secas.
*3º ano A: JORGE AMADO – Tereza Batista Cansada de Guerra.
*3º ano B: CLARICE LISPECTOR – A hora da Estrela.
*3º ano C: JORGE AMADO: Dona Flor e seus dois Maridos.


Boa leitura!




Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos   Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940 LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013 TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina. OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar rec

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO

IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015 TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO. PÚBLICO ALVO : Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015. JUSTIFICATIVA : observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo. OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua

JOGOS INTERNOS 2017

JOGOS INTERNOS 2017       Mais um ano de jogos internos da família G.M.S., Unindo projeto GERARTE, LITERAÇÃO E JOGOS INTERNOS, vem com um número de atletas recorde em nossa Escola, com cerca de 600 atletas dos turnos diurno e noturno com o envolvimento do Integral, estamos fazendo desse os jogos da história, com participação de cerca de 75% dos nossos alunos, mostrando que educação e esporte transformam as pessoas. Com um clima de harmonia foi aberta esta edição dia 13/10/17, e iniciando a maratona de jogos na segunda-feira dia 16/10/17 com Basquetebol, terça-feira com Voleibol, quarta-feira Handebol, quinta-feira acontecem simultaneamente as partidas de queimado e futsal utilizando o campo e o ginásio, sexta-feira continuidade do futsal. Momento único do esporte e educação unidos em um só objetivo.      Com dedicação exclusiva dos nossos professores de Educação física Rodolpho Góes, Bruno Pessoa e Gustavo Simplício. Não podemos deixar de falar do apoio dos nossos professores,