Pular para o conteúdo principal

GERARTE III 2014 - CRONOGRAMA E REGRAS GERAIS



ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
III FESTIVAL GERARTE – 2014

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO

TEMA: CONTOS DE FADAS E O SONHO DA REALIDADE.

JUSTIFICATIVA: Resgatando os belos contos infantis, enfatizando problemáticas atuais nos contos antigos. Comparando e abordando temas como Exploração Infantil, Bullying, Desigualdade Social, Conflitos Familiares, Abandono etc.

OBJETIVO: Resgatar o gosto pela leitura, estimulando a escrita com contos conhecidos abordando temas atuais para buscar um bom entendimento e soluções para problemas comuns em nossa sociedade.

TURMAS PARTICIPANTES: Todas as turmas do 6º ano ao 3º ano do turno diurno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos no ano letivo de 2014.

INSCRIÇÕES: Cada turma deverá fazer sua inscrição com seus representantes de turma, onde o mesmo deverá oficializá-la com a coordenação do GERARTE até a data de 29 de julho.

ATENÇÃO NAS DATAS PREVISTAS!

Obs.: As datas poderão sofrer variações dependendo das necessidades da escola, sendo avisadas com antecedência.

PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 0 a 10 pontos referente ao 1º semestre, e 0 a 15 pontos, referente ao 2º semestre do ano letivo de 2014.

REGRAS GERAIS

  1. Aluno(a) não inscrito(a) terá nota 0 (zero) automaticamente, mesmo que participe do projeto;
  2. Aluno sem frequência nas aulas, sem notas regulares, mesmo inscrito não terá direito a nota;
  3. Contratação de terceiros só será autorizada mediante solicitação antecipada à coordenação do projeto;
  4. A nota final sairá individualmente de acordo com: participação no decorrer do projeto, frequência nas culminâncias, relatórios da turma e do professor;
  5. Para qualquer atividade, mesmo em horário contrário, o aluno(a) deverá estar devidamente fardado e com a carteira de identificação da escola;
  6. Reclamações e sugestões, individuais ou coletivas, podem ser solicitadas através de formulário à coordenação do projeto;
  7. Não será permitido conotações sexuais e/ou palavras de baixo calão de qualquer natureza;
  8. Alunos sem frequência nas atividades do projeto sem justificativa convincente, sofrerá penalidade na nota;
  9. O tempo estipulado para cada apresentação deverá ser devidamente respeitado;
10-Será de inteira responsabilidade da turma a aquisição de materiais para o projeto.

ATIVIDADES PROPOSTAS – ENSINO MÉDIO

  1. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR, SALA DE AULA
  2. PESQUISA DO CONTO
  3. PROBLEMÁTICA DO CONTO
  4. LIVRO DO CONTO
  5. OFICINA DO CONTO
  6. INTERAÇÃO ENTRE TURMAS
  7. FESTA À FANTASIA
  8. VÍDEO CHAMADA
  9. PANFLETAGEM
  10. BARRACA INTERATIVA
  11. REFORMULAÇÃO DO CONTO
  12. TEATRO MUSICAL
  13. INTERDISCIPLINARIDADE
  14. AÇÃO SOCIAL

ATIVIDADES PROPOSTAS – ENSINO FUNDAMENTAL

  1. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR, SALA DE AULA
  2. LIVRO DO CONTO
  3. INTERAÇÃO ENTRE TURMAS
  4. FESTA À FANTASIA (APENAS PARA 9º ANOS)
  5. VÍDEO CHAMADA
  6. PANFLETAGEM
  7. TEATRO MUSICAL
  8. INTERDISCIPLINARIDADE
  9. AÇÃO SOCIAL
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO ENSINO MÉDIO

  1. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR – com a intenção de manter o ambiente escolar limpo e organizado, foi criada esta atividade que deverá acontecer da seguinte maneira:
  • A turma deve criar uma lixeira grande com o tema do seu conto para ser utilizado nos corredores da escola. (Data de entrega: 10/10/2014);
  • A partir de 04/08/2014 todas as turmas serão vistoriadas para manter a sala organizada e limpa (As carteiras nos seus locais corretos e lixo na lixeira). Ao final de cada semana a turma receberá estrelas referente a sua atuação, sendo da seguinte maneira: Bom, Regular e
    ruim.
  1. ATIVIDADES – pesquisa, problemática e livro do conto.
  • 1º pesquisa de toda origem e versões do conto a ser trabalhado;
  • 2º identificar a problemática do conto e fazer uma pesquisa geral sobre o tema a ser abordado na nova versão do conto;
  • 3º reproduzir o conto em forma de livro; todas as pesquisas devem obedecer às normas da ABNT e estar devidamente encapado.
  1. OFICINA DE CONTO – Cada turma deverá selecionar cinco alunos(as) para participar da oficina de como contar um conto que serão ministrados por especialista na área no total de cinco encontros (10 horas de oficina). Esta oficina terá como objetivo a interação entre ensino médio e fundamental.
  2. INTERAÇÃO (cronograma de datas e horários em anexo) – a interação acontecerá entre turmas do ensino médio com o ensino fundamental, onde essa interação terá duração de um mês. Cada turma do ensino médio terá atividades específicas a serem desenvolvidas para o contra turno,sendo as seguintes atividades:
- contar o conto – contará o conto para a turma adotada do fundamental, acontecendo no auditório, biblioteca e tenda dentro da escola;
- redação do conto – após ouvir o conto, a turma adotada deverá produzir uma redação de no mínimo 25 linhas contando a história ouvida, devolver a coordenação do projeto para ser encaminhada ao professor de português da turma;
- filme do conto – trazer seu conto em formato de filme para apresentar a turma em uma sessão de cinema no auditório; vale usar a criatividade e transformar o local em cinema atrativo.

- figuras do conto – levar papel e lápis de colorir para que cada aluno faça um desenho do personagem que mais chamou sua atenção no conto, vale levar figuras que estimulem a imaginação existente no conto apresentado;
- relatos finais – solicitar um relatório individual sobre todos os momento de interação entre as turmas e apresentar a coordenação do projeto.

5- RECONTAGEM DO CONTO – A turma deve reescrever o conto de acordo com a forma que será apresentada no teatro musical ilustrado e encadernado em formato de livro;

  1. TEATRO MUSICAL: todas as turmas deverão criar o teatro musical do conto, onde em uma mesma apresentação deve conter todo o conto em formato de teatro musical (abordando com ênfase a problemática); sendo com os seguinte tempos por modalidade de ensino; FUNDAMENTAL: Conto infantil – mínimo 5 min, máximo 10 min. MÉDIO: Conto readaptado – mínimo 7 min e máximo 15 min.
  2. BARRACA INTERATIVA - Apenas o ensino médio terá barracas no local da culminância, e visando a interação dos visitantes, a proposta é que cada turma traga duas ideias de atividade interativa que possa proporcionar em sua barraca a participação de todos que ali estão, lembrando que devem ser atividades que estimulem o interesse da comunidade e visitantes. (30/10/2014 – entrega das ideias).
  3. PANFLETAGEM – Acontecerá com todas as turma, porém a escola que ficará responsável em confeccionar todos os panfletos.(Dia da panfletagem: 13/12/2014).
  4. VÍDEO CHAMADA – todas as turmas deverão criar um vídeo com um chamado para prestigiar o III Gerarte, onde a duração deverá ser de no máximo 1 min. Caso a turma precise fazer o vídeo e não tenha máquina filmadora a turma poderá agendar de 06/10 a 24/10 na coordenação do projeto; o vídeo deve ser entregue pronto e editado dia 14/11/2014.
  5. AÇÃO SOCIAL – Com a intenção de ajudar algumas famílias de alunos carentes de nossa escola, assim como pessoas da comunidade, a ação social volta com essa atividade. Cada turma ficará responsável em doar uma cesta básica para ajudar essas pessoas, segue em anexo o mês de entrega de cada turma (fica a critério da turma a quantidade a ser doada), mínimo de 15 itens.
  6. RELATÓRIOS E FREQUÊNCIAS – Todas as etapas e atividades serão acompanhadas por frequências e relatórios, portanto, todas as turmas devem ficar atentas aos prazos e frequências, pois tudo será minuciosamente analisado podendo haver penalidade caso a turma não cumpra com as regras deste projeto.
  7. FESTA À FANTASIA – A 1ª Festa a fantasia do Geraldo Melo, onde as turmas deverão estar caracterizada de acordo com o conto trabalhado. A intenção é transformar o local da festa em um grande salão de castelo encantado, com banquete, iluminação e música. Acontecerá dia 31 de outubro de 2014 apenas com as turmas de 9º ao 3º ano por conta do horário que será das 18h as 21h, onde a participação será restrita para os participantes do GERARTE. Não será obrigatório a participação individual, porém a turma deverá ter representantes caracterizados com personagens do seu conto e participar da grande mesa de guloseimas que será criada por todos. A turma que não tiver participantes terá penalidade na nota. (segue em anexo a guloseima da turma).
  8. AVALIAÇÃO DO TEATRO MUSICAL – de 02 a 05 de dezembro de 2014, acontecerão as avaliações do teatro musical, onde a turma deverá a presentar seu conto a uma banca examinadora que fará as observações necessárias para ajustes da turma.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    1- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR – com a intenção de manter o ambiente escolar limpo e organizado, foi criada esta atividade que deverá acontecer da seguinte maneira:
  • A turma deve criar uma lixeira para sala de aula com o tema do seu conto, tamanho padrão de sala. (Data de entrega: 10/10/2014);
  • A partir de 04/08/2014 todas as turmas serão vistoriadas para manter a sala organizada e limpa (As carteiras nos seus locais corretos e lixo na lixeira). Ao final de cada semana a turma receberá estrelas referente a sua atuação, sendo da seguinte maneira: Bom, Regular e
    ruim.(Ao final serão contabilizadas as estrelas positivas para definir a nota).
    2- INTERAÇÃO (cronograma de datas e horários em anexo) – a interação acontecerá entre turmas do ensino médio com o ensino fundamental, onde essa interação terá duração de um mês. Cada turma do ensino médio terá atividades específicas a serem desenvolvidas para o contra turno,sendo as seguintes atividades:
- escutar o conto – ouvir o conto para desenvolver as atividades posteriores.
- redação do conto – após ouvir o conto, a turma deverá produzir uma redação de no mínimo 25 linhas contando a história ouvida, devolver a coordenação do projeto para ser encaminhada ao professor de português da turma;
- filme do conto – assistir ao filme.

- figuras do conto – criar uma figura relacionada com o conto abordado.
- relatos finais – fazer um relatório individual sobre todos os momento de interação entre as turmas e apresentar a coordenação do projeto.

5- LIVRO DO CONTO – A turma deve pesquisar o conto de acordo com a forma que será apresentada no teatro musical ilustrado e encadernado em formato de livro;

  1. TEATRO MUSICAL: todas as turmas deverão criar o teatro musical do conto, onde em uma mesma apresentação deve conter todo o conto em formato de teatro musical (abordando com ênfase a problemática); sendo com os seguinte tempos por modalidade de ensino; FUNDAMENTAL: Conto infantil – mínimo 5 min, máximo 10 min. MÉDIO: Conto readaptado – mínimo 7 min e máximo 15 min.
  2. PANFLETAGEM – Acontecerá com todas as turma, porém a escola que ficará responsável em confeccionar todos os panfletos.(Dia da panfletagem: 13/12/2014).
  3. VÍDEO CHAMADA – todas as turmas deverão criar um vídeo com um chamado para prestigiar o III Gerarte, onde a duração deverá ser de no máximo 1 min. Caso a turma precise fazer o vídeo e não tenha máquina filmadora a turma poderá agendar de 06/10 a 24/10 na coordenação do projeto; o vídeo deve ser entregue pronto e editado dia 14/11/2014.
  4. AÇÃO SOCIAL – Com a intenção de ajudar algumas famílias de alunos carentes de nossa escola, assim como pessoas da comunidade, a ação social volta com essa atividade. Cada turma ficará responsável em doar uma cesta básica para ajudar essas pessoas, segue em anexo o mês de entrega de cada turma (fica a critério da turma a quantidade a ser doada), mínimo de 15 itens.
  5. RELATÓRIOS E FREQUÊNCIAS – Todas as etapas e atividades serão acompanhadas por frequências e relatórios, portanto, todas as turmas devem ficar atentas aos prazos e frequências, pois tudo será minuciosamente analisado podendo haver penalidade caso a turma não cumpra com as regras deste projeto.
  6. FESTA À FANTASIA – A 1ª Festa a fantasia do Geraldo Melo, onde as turmas deverão estar caracterizada de acordo com o conto trabalhado. A intenção é transformar o local da festa em um grande salão de castelo encantado, com banquete, iluminação e música. Acontecerá dia 31 de outubro das 18h as 21h apenas para os 9º anos e ensino médio.
  7. AVALIAÇÃO DO TEATRO MUSICAL – de 02 a 05 de dezembro de 2014, acontecerão as avaliações do teatro musical, onde a turma deverá a presentar seu conto a uma banca examinadora que fará as observações necessárias para ajustes da turma.

OBS.; Lembrem-se que as notas serão individuais, pois serão analisadas: participação, comprometimento, frequências e relatórios.

ATENÇÃO; segue em anexo as datas e horários de interação entre as turmas, assim como os prazos e datas de entrega de cada atividade.

  • Mais uma vez nosso projeto será apresentado em praça pública, com a participação de toda comunidade, pais, alunos, professores e direção. Sendo as datas de 18 a 20 de dezembro, ou seja, quinta, sexta e sábado sendo 18/12 desfile de abertura na avenida principal do conjunto, dia 19/12 primeiro dia de culminância em praça pública e 20/12 segundo dia e encerramento do projeto.


Todos juntos para um sucesso que será de todos nós!

DISTRIBUIÇÃO DE NOTAS POR ATIVIDADES

OBS; A falta de qualquer relatório, implicará na perda de 1,0 ponto para a turma.
A falta na frequência de qualquer culminância sem justificativa também implicará na perda de 1,0 ponto.

1º SEMESTRE: ENSINO MÉDIO

  1. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
  2. PESQUISA DO CONTO – 1,0 PONTO
  3. PROBLEMÁTICA DO CONTO – 1,0 PONTO
  4. LIVRO DO CONTO – 1,0 PONTO
  5. OFICINA DO CONTO – 1,0 PONTO
  6. INTERAÇÃO – 2,0 PONTOS
  7. AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
  8. INTERDISCIPLINARIDADE – 2,0 PONTOS
TOTAL: 10 PONTOS

2º SEMESTRE: ENSINO MÉDIO

  1. CONTO A SER TRABALHADO – 1,0 PONTO
  2. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
  3. FESTA À FANTASIA – 1,0 PONTO
  4. VÍDEO CHAMADA – 1,0 PONTOS
  5. BARRACA INTERATIVA – 1,0 PONTOS
  6. PANFLETAGEM – 1,0 PONTO
  7. TEATRO MUSICAL – 1,0 PONTOS
  8. CULMINÂNCIA TEATRAL – 4,0 PONTOS
  9. CULMINÂNCIA DA BARRACA – 1,0 PONTOS
  10. AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
  11. INTERDISCIPLINARIDADE – 2,0 PONTOS

TOTAL: 15 PONTOS

1º SEMESTRE: ENSINO FUNDAMENTAL

  1. OUVIR O CONTO – 1,0 PONTO
  2. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
  3. ASSISTIR AO FILME – 1,0 PONTO
  4. REDAÇÃO SOBRE O CONTO – 2,0 PONTOS
  5. FIGURAS DO CONTO – 1,0 PONTO
  6. RELATÓRIO FINAL – 1,0 PONTOS
  7. AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
  8. INTERDISCIPLINARIDADE – 2,0 PONTOS

TOTAL: 10 PONTOS

2º SEMESTRE: ENSINO FUNDAMENTAL

  1. CONTO A SER TRABALHADO – 1,0 PONTO
  2. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
  3. VÍDEO CHAMADA – 1,0 PONTO
  4. REPRODUÇÃO DO CONTO – 1,0 PONTOS
  5. PANFLETAGEM – 1,0 PONTO
  6. TEATRO MUSICAL – 1,0 PONTO
  7. CULMINÂNCIA TEATRAL – 5,0 PONTOS
  8. AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
  9. INTERDISCIPLINARIDADE – 3,0 PONTOS
TOTAL: 15 PONTOS

CRONOGRAMA:

  • 25/06 – Abertura oficial do III GERARTE;
  • 14/07 à 25/07 – Inscrição (Ensino Médio);
  • 18/07 – Entrega das primeiras atividades do conto;
  • 24, 25, 31 e 01/08 – Oficina: Aprendendo a contar o Conto;
  • 30/07 – Abertura Oficial do Gerarte para o Ensino Fundamental;
  • 04 à 15/08 – Inscrição (Ensino Fundamental);
  • 29/08 – entrega da lixeira do conto
  • 04/08 à 05/09 – Interação dos contos entre o Ensino Médio e Ensino Fundamental;
  • 05/09 – Entrega do 1º relatório para todas as turmas;
  • 04/10 – Entrega do conto a ser trabalhado em cada turma (Encadernado e Ilustrado);
  • 24/10 – Entrega do 2º relatório para todas a turmas;
  • 30/10 – Entrega das ideias de oficinas para a barraca da turma
  • 31/10 – Festa a fantasia: Contos de Fadas (9º ao 3º ano);
  • 14/11- entrega do vídeo chamada;
  • 02 à 05/12 – Avaliação do musical a ser apresentado;
  • 18/12 – Desfile de abertura;
  • 19 e 20/12 – Culminância na praça principal do Conj. Graciliano Ramos (Em frente a associação dos moradores);
  • De 04/08 a 09/01/2015 – observação de organização do ambiente;
  • De 11/08 a 09/01/2015 – Ação social: entrega da doação (cronograma em anexo)
  • 09/01/2015 – Entrega do último relatório
OBS: Caso necessário algumas datas poderão sofrer alterações, sendo acrescida ou retirada.

Boa leitura!


ANEXO

CONTOS DE FADAS – ENSINO MÉDIO

1º ANO A – A BELA E A FERA

1º ANO B – A DAMA E O VAGABUNDO

1º ANO C – JOÃO E MARIA

1º ANO D – BRANCA DE NEVE

1º ANO E – CINDERELA

1º ANO F – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

2º ANO A – PINÓQUIO

2º ANO B – A BELA ADDORMECIDA

2º ANO C- VALENTE

2º ANO D – O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA

2º ANO E- PETER PAN

3º ANO A- A PRINCESA E O SAPO

3º ANO B- PRINCIPE FELIZ

3º ANO C- CHAPEUZINHO VERMELHO

CONTOS DE FADAS – ENSINO FUNDAMENTAL

6º ANO A – A RAINHA DO GELO

6º ANO B – CHAPEUZINHO VERMELHO

6º ANO C – O PRINCIPE FELIZ

6º ANO D – A PRINCESA E O SAPO

7º ANO A – PETER PAN

7º ANO B – O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA

7º ANO C – VALENTE

7º ANO D – A BELA ADORMECIDA

8º ANO A – PINÓQUIO

8º ANO B – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

8º ANO C – CINDERELA

8º ANO D – BRANCA DE NEVE

9º ANO A – JOÃO E MARIA

9º ANO B – A DAMA E O VAGABUNDO

9º ANO C – A BELA E A FERA

INTERAÇÃO ENTRE AS TURMAS

  • 6º ANO A – INDEPENDENTE – A RAINHA DO GELO
  • 6º ANO B e 3º ANO C – CHAPEUZINHO VERMELHO
  • 6º ANO C e 3º ANO B – O PRINCIPE FELIZ
  • 6º ANO D e 3º ANO A – A PRINCESA E O SAPO
  • 7º ANO A e 2º ANO E – PETER PAN
  • 7º ANO B e 2º ANO D – O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
  • 7º ANO C e 2º ANO C - VALENTE
  • 7º ANO D e 2º ANO B – A BELA ADORMECIDA
  • 8º ANO A e 2º ANO A - PINÓQUIO
  • 8º ANO B e 1º ANO F – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
  • 8º ANO C e 1º ANO E - CINDERELA
  • 8º ANO D e 1º ANO D – BRANCA DE NEVE
  • 9º ANO A e 1º ANO C – JOÃO E MARIA
  • 9º ANO B e 1º ANO B – A DAMA E O VAGABUNDO
  • 9º ANO C e 1º ANO A – A BELA E A FERA

ENTREGA DA CESTA DA AÇÃO SOCIAL

  • AGOSTO- 9º A, 9º B, 9º C, 3º A, 3º B, 3º C
  • SETEMBRO- 8º A, 8º B, 8º C, 8º D, 2º D 2º E
  • OUTUBRO- 7ºA, 7º B, 7º C, 7ºD, 2º B, 2º C
  • NOVEMBRO- 6º A, 6º B, 6º C, 6º D, 1º F, 2º A
  • DEZEMBRO – 1º A, 1º B, 1ºC, 1º D, 1º E

OBS: sempre dia 15 de cada mês.










Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos   Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940 LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013 TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina. OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar rec

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO

IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015 TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO. PÚBLICO ALVO : Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015. JUSTIFICATIVA : observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo. OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua

JOGOS INTERNOS 2017

JOGOS INTERNOS 2017       Mais um ano de jogos internos da família G.M.S., Unindo projeto GERARTE, LITERAÇÃO E JOGOS INTERNOS, vem com um número de atletas recorde em nossa Escola, com cerca de 600 atletas dos turnos diurno e noturno com o envolvimento do Integral, estamos fazendo desse os jogos da história, com participação de cerca de 75% dos nossos alunos, mostrando que educação e esporte transformam as pessoas. Com um clima de harmonia foi aberta esta edição dia 13/10/17, e iniciando a maratona de jogos na segunda-feira dia 16/10/17 com Basquetebol, terça-feira com Voleibol, quarta-feira Handebol, quinta-feira acontecem simultaneamente as partidas de queimado e futsal utilizando o campo e o ginásio, sexta-feira continuidade do futsal. Momento único do esporte e educação unidos em um só objetivo.      Com dedicação exclusiva dos nossos professores de Educação física Rodolpho Góes, Bruno Pessoa e Gustavo Simplício. Não podemos deixar de falar do apoio dos nossos professores,