ESTADO
DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
III
FESTIVAL GERARTE – 2014
QUEM
CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO
TEMA:
CONTOS
DE FADAS E O SONHO DA REALIDADE.
JUSTIFICATIVA:
Resgatando os belos
contos infantis, enfatizando problemáticas atuais nos contos
antigos. Comparando e abordando temas como Exploração Infantil,
Bullying, Desigualdade Social, Conflitos Familiares, Abandono etc.
OBJETIVO:
Resgatar o gosto pela
leitura, estimulando a escrita com contos conhecidos abordando temas
atuais para buscar um bom entendimento e soluções para problemas
comuns em nossa sociedade.
TURMAS
PARTICIPANTES:
Todas as turmas do 6º
ano ao 3º ano do turno diurno da Escola Estadual Geraldo Melo dos
Santos no ano letivo de 2014.
INSCRIÇÕES:
Cada turma deverá
fazer sua inscrição com seus representantes de turma, onde o mesmo deverá
oficializá-la com a coordenação do GERARTE até a data de 29 de
julho.
ATENÇÃO
NAS DATAS PREVISTAS!
Obs.:
As datas poderão sofrer variações dependendo das necessidades da
escola, sendo avisadas com antecedência.
PONTUAÇÃO:
Instrumento avaliativo
de 0 a 10 pontos referente ao 1º semestre, e 0 a 15 pontos,
referente ao 2º semestre do ano letivo de 2014.
REGRAS
GERAIS
- Aluno(a) não inscrito(a) terá nota 0 (zero) automaticamente, mesmo que participe do projeto;
- Aluno sem frequência nas aulas, sem notas regulares, mesmo inscrito não terá direito a nota;
- Contratação de terceiros só será autorizada mediante solicitação antecipada à coordenação do projeto;
- A nota final sairá individualmente de acordo com: participação no decorrer do projeto, frequência nas culminâncias, relatórios da turma e do professor;
- Para qualquer atividade, mesmo em horário contrário, o aluno(a) deverá estar devidamente fardado e com a carteira de identificação da escola;
- Reclamações e sugestões, individuais ou coletivas, podem ser solicitadas através de formulário à coordenação do projeto;
- Não será permitido conotações sexuais e/ou palavras de baixo calão de qualquer natureza;
- Alunos sem frequência nas atividades do projeto sem justificativa convincente, sofrerá penalidade na nota;
- O tempo estipulado para cada apresentação deverá ser devidamente respeitado;
10-Será de inteira
responsabilidade da turma a aquisição de materiais para o projeto.
ATIVIDADES
PROPOSTAS – ENSINO MÉDIO
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR, SALA DE AULA
- PESQUISA DO CONTO
- PROBLEMÁTICA DO CONTO
- LIVRO DO CONTO
- OFICINA DO CONTO
- INTERAÇÃO ENTRE TURMAS
- FESTA À FANTASIA
- VÍDEO CHAMADA
- PANFLETAGEM
- BARRACA INTERATIVA
- REFORMULAÇÃO DO CONTO
- TEATRO MUSICAL
- INTERDISCIPLINARIDADE
- AÇÃO SOCIAL
ATIVIDADES
PROPOSTAS – ENSINO FUNDAMENTAL
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR, SALA DE AULA
- LIVRO DO CONTO
- INTERAÇÃO ENTRE TURMAS
- FESTA À FANTASIA (APENAS PARA 9º ANOS)
- VÍDEO CHAMADA
- PANFLETAGEM
- TEATRO MUSICAL
- INTERDISCIPLINARIDADE
- AÇÃO SOCIAL
DESCRIÇÃO DAS
ATIVIDADES DO ENSINO MÉDIO
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR – com a intenção de manter o ambiente escolar limpo e organizado, foi criada esta atividade que deverá acontecer da seguinte maneira:
- A turma deve criar uma lixeira grande com o tema do seu conto para ser utilizado nos corredores da escola. (Data de entrega: 10/10/2014);
- A partir de 04/08/2014 todas as turmas serão vistoriadas para manter a sala organizada e limpa (As carteiras nos seus locais corretos e lixo na lixeira). Ao final de cada semana a turma receberá estrelas referente a sua atuação, sendo da seguinte maneira: Bom, Regular eruim.
- ATIVIDADES – pesquisa, problemática e livro do conto.
- 1º pesquisa de toda origem e versões do conto a ser trabalhado;
- 2º identificar a problemática do conto e fazer uma pesquisa geral sobre o tema a ser abordado na nova versão do conto;
- 3º reproduzir o conto em forma de livro; todas as pesquisas devem obedecer às normas da ABNT e estar devidamente encapado.
- OFICINA DE CONTO – Cada turma deverá selecionar cinco alunos(as) para participar da oficina de como contar um conto que serão ministrados por especialista na área no total de cinco encontros (10 horas de oficina). Esta oficina terá como objetivo a interação entre ensino médio e fundamental.
- INTERAÇÃO (cronograma de datas e horários em anexo) – a interação acontecerá entre turmas do ensino médio com o ensino fundamental, onde essa interação terá duração de um mês. Cada turma do ensino médio terá atividades específicas a serem desenvolvidas para o contra turno,sendo as seguintes atividades:
- contar o conto –
contará o conto para a turma adotada do fundamental, acontecendo no
auditório, biblioteca e tenda dentro da escola;
- redação do conto –
após ouvir o conto, a turma adotada deverá produzir uma redação
de no mínimo 25 linhas contando a história ouvida, devolver a
coordenação do projeto para ser encaminhada ao professor de
português da turma;
- filme do conto –
trazer seu conto em formato de filme para apresentar a turma em uma
sessão de cinema no auditório; vale usar a criatividade e
transformar o local em cinema atrativo.
- figuras do conto –
levar papel e lápis de colorir para que cada aluno faça um desenho
do personagem que mais chamou sua atenção no conto, vale levar
figuras que estimulem a imaginação existente no conto apresentado;
- relatos finais –
solicitar um relatório individual sobre todos os momento de
interação entre as turmas e apresentar a coordenação do projeto.
5-
RECONTAGEM DO CONTO – A turma deve reescrever o conto de acordo com
a forma que será apresentada no teatro musical ilustrado e
encadernado em formato de livro;
- TEATRO MUSICAL: todas as turmas deverão criar o teatro musical do conto, onde em uma mesma apresentação deve conter todo o conto em formato de teatro musical (abordando com ênfase a problemática); sendo com os seguinte tempos por modalidade de ensino; FUNDAMENTAL: Conto infantil – mínimo 5 min, máximo 10 min. MÉDIO: Conto readaptado – mínimo 7 min e máximo 15 min.
- BARRACA INTERATIVA - Apenas o ensino médio terá barracas no local da culminância, e visando a interação dos visitantes, a proposta é que cada turma traga duas ideias de atividade interativa que possa proporcionar em sua barraca a participação de todos que ali estão, lembrando que devem ser atividades que estimulem o interesse da comunidade e visitantes. (30/10/2014 – entrega das ideias).
- PANFLETAGEM – Acontecerá com todas as turma, porém a escola que ficará responsável em confeccionar todos os panfletos.(Dia da panfletagem: 13/12/2014).
- VÍDEO CHAMADA – todas as turmas deverão criar um vídeo com um chamado para prestigiar o III Gerarte, onde a duração deverá ser de no máximo 1 min. Caso a turma precise fazer o vídeo e não tenha máquina filmadora a turma poderá agendar de 06/10 a 24/10 na coordenação do projeto; o vídeo deve ser entregue pronto e editado dia 14/11/2014.
- AÇÃO SOCIAL – Com a intenção de ajudar algumas famílias de alunos carentes de nossa escola, assim como pessoas da comunidade, a ação social volta com essa atividade. Cada turma ficará responsável em doar uma cesta básica para ajudar essas pessoas, segue em anexo o mês de entrega de cada turma (fica a critério da turma a quantidade a ser doada), mínimo de 15 itens.
- RELATÓRIOS E FREQUÊNCIAS – Todas as etapas e atividades serão acompanhadas por frequências e relatórios, portanto, todas as turmas devem ficar atentas aos prazos e frequências, pois tudo será minuciosamente analisado podendo haver penalidade caso a turma não cumpra com as regras deste projeto.
- FESTA À FANTASIA – A 1ª Festa a fantasia do Geraldo Melo, onde as turmas deverão estar caracterizada de acordo com o conto trabalhado. A intenção é transformar o local da festa em um grande salão de castelo encantado, com banquete, iluminação e música. Acontecerá dia 31 de outubro de 2014 apenas com as turmas de 9º ao 3º ano por conta do horário que será das 18h as 21h, onde a participação será restrita para os participantes do GERARTE. Não será obrigatório a participação individual, porém a turma deverá ter representantes caracterizados com personagens do seu conto e participar da grande mesa de guloseimas que será criada por todos. A turma que não tiver participantes terá penalidade na nota. (segue em anexo a guloseima da turma).
- AVALIAÇÃO DO TEATRO MUSICAL – de 02 a 05 de dezembro de 2014, acontecerão as avaliações do teatro musical, onde a turma deverá a presentar seu conto a uma banca examinadora que fará as observações necessárias para ajustes da turma.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES DO ENSINO
FUNDAMENTAL
1-
ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR – com a intenção de manter o
ambiente escolar limpo e organizado, foi criada esta atividade que
deverá acontecer da seguinte maneira:
- A turma deve criar uma lixeira para sala de aula com o tema do seu conto, tamanho padrão de sala. (Data de entrega: 10/10/2014);
- A partir de 04/08/2014 todas as turmas serão vistoriadas para manter a sala organizada e limpa (As carteiras nos seus locais corretos e lixo na lixeira). Ao final de cada semana a turma receberá estrelas referente a sua atuação, sendo da seguinte maneira: Bom, Regular eruim.(Ao final serão contabilizadas as estrelas positivas para definir a nota).
2-
INTERAÇÃO (cronograma de datas e horários em anexo) – a
interação acontecerá entre turmas do ensino médio com o ensino
fundamental, onde essa interação terá duração de um mês. Cada
turma do ensino médio terá atividades específicas a serem
desenvolvidas para o contra turno,sendo as seguintes atividades:
- escutar o conto –
ouvir o conto para desenvolver as atividades posteriores.
- redação do conto –
após ouvir o conto, a turma deverá produzir uma redação de no
mínimo 25 linhas contando a história ouvida, devolver a coordenação
do projeto para ser encaminhada ao professor de português da turma;
- filme do conto –
assistir ao filme.
- figuras do conto –
criar uma figura relacionada com o conto abordado.
- relatos finais –
fazer um relatório individual sobre todos os momento de interação
entre as turmas e apresentar a coordenação do projeto.
5-
LIVRO DO CONTO – A turma deve pesquisar o conto de acordo com a
forma que será apresentada no teatro musical ilustrado e encadernado
em formato de livro;
- TEATRO MUSICAL: todas as turmas deverão criar o teatro musical do conto, onde em uma mesma apresentação deve conter todo o conto em formato de teatro musical (abordando com ênfase a problemática); sendo com os seguinte tempos por modalidade de ensino; FUNDAMENTAL: Conto infantil – mínimo 5 min, máximo 10 min. MÉDIO: Conto readaptado – mínimo 7 min e máximo 15 min.
- PANFLETAGEM – Acontecerá com todas as turma, porém a escola que ficará responsável em confeccionar todos os panfletos.(Dia da panfletagem: 13/12/2014).
- VÍDEO CHAMADA – todas as turmas deverão criar um vídeo com um chamado para prestigiar o III Gerarte, onde a duração deverá ser de no máximo 1 min. Caso a turma precise fazer o vídeo e não tenha máquina filmadora a turma poderá agendar de 06/10 a 24/10 na coordenação do projeto; o vídeo deve ser entregue pronto e editado dia 14/11/2014.
- AÇÃO SOCIAL – Com a intenção de ajudar algumas famílias de alunos carentes de nossa escola, assim como pessoas da comunidade, a ação social volta com essa atividade. Cada turma ficará responsável em doar uma cesta básica para ajudar essas pessoas, segue em anexo o mês de entrega de cada turma (fica a critério da turma a quantidade a ser doada), mínimo de 15 itens.
- RELATÓRIOS E FREQUÊNCIAS – Todas as etapas e atividades serão acompanhadas por frequências e relatórios, portanto, todas as turmas devem ficar atentas aos prazos e frequências, pois tudo será minuciosamente analisado podendo haver penalidade caso a turma não cumpra com as regras deste projeto.
- FESTA À FANTASIA – A 1ª Festa a fantasia do Geraldo Melo, onde as turmas deverão estar caracterizada de acordo com o conto trabalhado. A intenção é transformar o local da festa em um grande salão de castelo encantado, com banquete, iluminação e música. Acontecerá dia 31 de outubro das 18h as 21h apenas para os 9º anos e ensino médio.
- AVALIAÇÃO DO TEATRO MUSICAL – de 02 a 05 de dezembro de 2014, acontecerão as avaliações do teatro musical, onde a turma deverá a presentar seu conto a uma banca examinadora que fará as observações necessárias para ajustes da turma.
OBS.; Lembrem-se que as
notas serão individuais, pois serão analisadas: participação,
comprometimento, frequências e relatórios.
ATENÇÃO;
segue em anexo as datas e horários de interação entre as turmas,
assim como os prazos e datas de entrega de cada atividade.
- Mais uma vez nosso projeto será apresentado em praça pública, com a participação de toda comunidade, pais, alunos, professores e direção. Sendo as datas de 18 a 20 de dezembro, ou seja, quinta, sexta e sábado sendo 18/12 desfile de abertura na avenida principal do conjunto, dia 19/12 primeiro dia de culminância em praça pública e 20/12 segundo dia e encerramento do projeto.
Todos
juntos para um sucesso que será de todos nós!
DISTRIBUIÇÃO
DE NOTAS POR ATIVIDADES
OBS; A falta de qualquer relatório, implicará na perda de 1,0 ponto
para a turma.
A falta na frequência de qualquer culminância sem
justificativa também implicará na perda de 1,0 ponto.
1º
SEMESTRE: ENSINO MÉDIO
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
- PESQUISA DO CONTO – 1,0 PONTO
- PROBLEMÁTICA DO CONTO – 1,0 PONTO
- LIVRO DO CONTO – 1,0 PONTO
- OFICINA DO CONTO – 1,0 PONTO
- INTERAÇÃO – 2,0 PONTOS
- AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
- INTERDISCIPLINARIDADE – 2,0 PONTOS
TOTAL: 10 PONTOS
2º
SEMESTRE: ENSINO MÉDIO
- CONTO A SER TRABALHADO – 1,0 PONTO
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
- FESTA À FANTASIA – 1,0 PONTO
- VÍDEO CHAMADA – 1,0 PONTOS
- BARRACA INTERATIVA – 1,0 PONTOS
- PANFLETAGEM – 1,0 PONTO
- TEATRO MUSICAL – 1,0 PONTOS
- CULMINÂNCIA TEATRAL – 4,0 PONTOS
- CULMINÂNCIA DA BARRACA – 1,0 PONTOS
- AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
- INTERDISCIPLINARIDADE – 2,0 PONTOS
TOTAL: 15 PONTOS
1º
SEMESTRE: ENSINO FUNDAMENTAL
- OUVIR O CONTO – 1,0 PONTO
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
- ASSISTIR AO FILME – 1,0 PONTO
- REDAÇÃO SOBRE O CONTO – 2,0 PONTOS
- FIGURAS DO CONTO – 1,0 PONTO
- RELATÓRIO FINAL – 1,0 PONTOS
- AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
- INTERDISCIPLINARIDADE – 2,0 PONTOS
TOTAL: 10
PONTOS
2º
SEMESTRE: ENSINO
FUNDAMENTAL
- CONTO A SER TRABALHADO – 1,0 PONTO
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE – 1,0 PONTO
- VÍDEO CHAMADA – 1,0 PONTO
- REPRODUÇÃO DO CONTO – 1,0 PONTOS
- PANFLETAGEM – 1,0 PONTO
- TEATRO MUSICAL – 1,0 PONTO
- CULMINÂNCIA TEATRAL – 5,0 PONTOS
- AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTO
- INTERDISCIPLINARIDADE – 3,0 PONTOS
TOTAL:
15
PONTOS
CRONOGRAMA:
- 25/06 – Abertura oficial do III GERARTE;
- 14/07 à 25/07 – Inscrição (Ensino Médio);
- 18/07 – Entrega das primeiras atividades do conto;
- 24, 25, 31 e 01/08 – Oficina: Aprendendo a contar o Conto;
- 30/07 – Abertura Oficial do Gerarte para o Ensino Fundamental;
- 04 à 15/08 – Inscrição (Ensino Fundamental);
- 29/08 – entrega da lixeira do conto
- 04/08 à 05/09 – Interação dos contos entre o Ensino Médio e Ensino Fundamental;
- 05/09 – Entrega do 1º relatório para todas as turmas;
- 04/10 – Entrega do conto a ser trabalhado em cada turma (Encadernado e Ilustrado);
- 24/10 – Entrega do 2º relatório para todas a turmas;
- 30/10 – Entrega das ideias de oficinas para a barraca da turma
- 31/10 – Festa a fantasia: Contos de Fadas (9º ao 3º ano);
- 14/11- entrega do vídeo chamada;
- 02 à 05/12 – Avaliação do musical a ser apresentado;
- 18/12 – Desfile de abertura;
- 19 e 20/12 – Culminância na praça principal do Conj. Graciliano Ramos (Em frente a associação dos moradores);
- De 04/08 a 09/01/2015 – observação de organização do ambiente;
- De 11/08 a 09/01/2015 – Ação social: entrega da doação (cronograma em anexo)
- 09/01/2015 – Entrega do último relatório
OBS:
Caso necessário algumas datas poderão sofrer alterações, sendo
acrescida ou retirada.
Boa
leitura!
ANEXO
CONTOS
DE FADAS –
ENSINO MÉDIO
1º
ANO A – A BELA E A FERA
1º
ANO B – A DAMA E O VAGABUNDO
1º
ANO C – JOÃO E MARIA
1º
ANO D – BRANCA DE NEVE
1º
ANO E – CINDERELA
1º
ANO F – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
2º
ANO A – PINÓQUIO
2º
ANO B – A BELA ADDORMECIDA
2º
ANO C- VALENTE
2º
ANO D – O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
2º
ANO E- PETER PAN
3º
ANO A- A PRINCESA E O SAPO
3º
ANO B- PRINCIPE FELIZ
3º
ANO C- CHAPEUZINHO VERMELHO
CONTOS
DE FADAS – ENSINO FUNDAMENTAL
6º
ANO A – A
RAINHA
DO GELO
6º
ANO B – CHAPEUZINHO VERMELHO
6º
ANO C – O PRINCIPE FELIZ
6º
ANO D – A PRINCESA E O SAPO
7º
ANO A – PETER PAN
7º
ANO B – O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
7º
ANO C – VALENTE
7º
ANO D – A BELA ADORMECIDA
8º
ANO A – PINÓQUIO
8º
ANO B – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
8º
ANO C – CINDERELA
8º
ANO D – BRANCA DE NEVE
9º
ANO A – JOÃO E MARIA
9º
ANO B – A DAMA E O VAGABUNDO
9º
ANO C – A BELA E A FERA
INTERAÇÃO
ENTRE AS TURMAS
- 6º ANO A – INDEPENDENTE – A RAINHA DO GELO
- 6º ANO B e 3º ANO C – CHAPEUZINHO VERMELHO
- 6º ANO C e 3º ANO B – O PRINCIPE FELIZ
- 6º ANO D e 3º ANO A – A PRINCESA E O SAPO
- 7º ANO A e 2º ANO E – PETER PAN
- 7º ANO B e 2º ANO D – O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
- 7º ANO C e 2º ANO C - VALENTE
- 7º ANO D e 2º ANO B – A BELA ADORMECIDA
- 8º ANO A e 2º ANO A - PINÓQUIO
- 8º ANO B e 1º ANO F – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
- 8º ANO C e 1º ANO E - CINDERELA
- 8º ANO D e 1º ANO D – BRANCA DE NEVE
- 9º ANO A e 1º ANO C – JOÃO E MARIA
- 9º ANO B e 1º ANO B – A DAMA E O VAGABUNDO
- 9º ANO C e 1º ANO A – A BELA E A FERA
ENTREGA
DA CESTA DA AÇÃO SOCIAL
- AGOSTO- 9º A, 9º B, 9º C, 3º A, 3º B, 3º C
- SETEMBRO- 8º A, 8º B, 8º C, 8º D, 2º D 2º E
- OUTUBRO- 7ºA, 7º B, 7º C, 7ºD, 2º B, 2º C
- NOVEMBRO- 6º A, 6º B, 6º C, 6º D, 1º F, 2º A
- DEZEMBRO – 1º A, 1º B, 1ºC, 1º D, 1º E
OBS:
sempre dia 15 de cada mês.