Pular para o conteúdo principal

IV GERARTE - MITOLOGIA E REALIDADE

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
                                                           Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940

IV GERARTE – 2015 – NOS CAMINHOS DA MITOLOGIA

TEMA: MITOLOGIA E REALIDADE

OBJETIVO GERAL: Promover o gosto pela leitura, estimulando a desenvolver ações concretas que viabilizem a cultura através da música, explorando a arte e a literatura nos quatro cantos do mundo.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer os mitos em diversos povos e resgatar algumas verdades e fantasias neste processo que giram em torno do mundo.

TURMAS PARTICIPANTES: Todas as turmas do 9º anos, Ensino médio do turno diurno e ensino médio da E.J.A.I. do turno noturno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas de 05 a 14 de agosto de 2015. Acontecerá da seguinte forma:
-A inscrição será de forma coletiva, com seu representante de turma.

ATENÇÃO; Nesta quarta edição do projeto o aluno(a) poderá optar em não participar do projeto, sendo que o instrumento avaliativo deverá ser substituído por uma prova de 15 questões referente a todo conteúdo trabalhado no projeto, com questões abertas e fechadas.
1
DATAS DE REALIZAÇÃO: - 05 A 14 DE AGOSTO - Inscrições
- 12/09 – Dia L da limpeza na escola.
- 25/09 – Inicio de pintura no muro.
- 26/10 – Jogos Mitológicos – A turma deve apresentar uma encenação que represente jogos da mitologia com duração máxima de 3 minutos.
- 30/10 – Festa oficial de lançamento.
- De 09 a 13 de novembro – Pré avaliação das peças musicalizadas.
- 19 e 20/11 – Exposição nas salas.
- 28/11 – Panfletagem e conclusão da pintura do muro.
- 03/12 – Desfile de abertura
- 04 e 05/12 – culminância na praça.
-09/12 – Avaliação final (NP)
Obs. As datas poderão ter mudanças dependendo das necessidades da escola.

PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 0 a 15 para todas as disciplinas no 2º semestre de 2015.

OBS. O aluno que não fizer sua inscrição receberá nota “0” no projeto com opção de não participar e fará a prova com questões abertas e fechadas de todo conteúdo trabalhado no projeto.

INSTRUÇÕES GERAIS

- Após inscrição a turma pegará o cronograma geral.
- Poderão se inscrever alunos (as) devidamente matriculados e frequentes no 9º anos, ensino médio regular e ensino médio da E.J.A.I. da escola GMS.
- Participação restrita do aluno na representação de sua turma para montagem do musical, conforme obra do sorteio.
- Não será permitido trocar a obra sorteada.
- A apresentação será, respectivamente da obra sorteada.
- A letra deverá valorizar a vida, não sendo permitido o uso de frases prontas ou contextos pejorativos do estilo musical.
- É livre a escolha do estilo musical.
-Cada turma será sorteada com uma cor representativa e todos devem está de crachá durante toda culminância do projeto.

GERAL: Nosso IV Gerarte terá como foco principal o tema proposto assim como a união de todos para com o projeto.
2

                                 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1-MINHA ARTE, MINHA HISTÓRIA – Pintura do muro da escola conforme o tema: Minha escola, minha família. Enfatizar o espírito de união entre todos da escola, com gravuras alegres e criativas.

2-MINHA ESCOLA, MEU PALÁCIO - Organização diária da sala de aula (Lixo na lixeira, bancas e cadeiras em seus devidos lugares) + limpeza geral no dia L (12/09) + lixeira de acordo com o tema.

3-VÍDEO CHAMADA E PANFLETAGEM– Construir um vídeo de no máximo 1 min. Com uma chamada para prestigiar o evento na praça do Graciliano Ramos. Panfletagem -Dia de divulgação com panfletos do projeto.

4-INTERAÇÃO – Apresentar o tema proposto a uma turma sorteada do ensino fundamental, onde deverá conter as seguintes atividades:

*Vídeo explicativo de forma animada sobre seu conteúdo apresentado de no mín. 10 min e máximo 30 min.
*Redação sobre o vídeo apresentado.
*jogos mitológicos - fazer uma pequena apresentação que represente jogos de no máximo 3 min. Para apresentar na abertura dos jogos dia 26/10/15.
OBS. A turma receberá um cronograma de datas.

5-APRESENTAÇÃO – Teatro musical – Apresentações com no min 5 min e máx. 10 min de acordo com seu conteúdo sorteado.

6-BARRACA INTERATIVA – A turma deverá criar uma forma prática de chamar o público para visitação a sua barraca com atividades de acordo com os temas, onde o público possa interagir e participar junto com todos desta grande festa.

7-PRÉ-AVALIAÇÃO - A peça musicalizada deve estar pronta até o dia 09/11 onde se iniciam as preliminares. As turmas devem apresentar seu trabalho para eventuais ajustes.
3
8-EXPOSIÇÃO NA ESCOLA – Expor todo material pesquisado, confeccionado ou criado em sala de aula para receber visitantes que virão em busca de conhecimento sobre o tema.
9-FESTA OFICIAL – De acordo com o tema proposto haverá como sempre a festa de lançamento, onde a turma que será responsável em trazer os comes e bebes. A turma deverá também ter um casal representante do seu tema para desfile no dia da festa.
10-AÇÃO SOCIAL – Pensando no natal das crianças carentes, cada turma buscará doação de brinquedos para que nossa escola possa fazer a doação. A arrecadação deve ser constante, com um total mínimo de 20 brinquedos, onde toda comunidade também pode participar doando em uma barraca montada na praça do conjunto no dia da culminância. Cabe as turmas divulgar a ideia e pedir colaboração de todos, pensando nos que mais precisam.
MUITO IMPORTANTE - Todas as atividades terão sua pontuação específica, porém, caso alguma deixe de ser realizada sofrerá uma penalidade de – 2 (menos dois pontos) juntamente com a pontuação da mesma que deixou de ser executada.
Distribuição da pontuação

ATIVIDADES:
1- MINHA ARTE, MINHA ESCOLA – 2,0 PONTOS
2- MINHA ESCOLA, MEU PALÁCIO – 1,0 PONTO
3-VÍDEO CHAMADA E PANFLETAGEM – 1,0 PONTO
4-INTERAÇÃO – 1,0 PONTO
5-APRESENTAÇÃO – 3,0 PONTOS
6-BARRACA INTERATIVA – 2,0 PONTOS
7-PRÉ-AVALIAÇÃO – 1,0 PONTO
8-EXPOSIÇÃO NA ESCOLA – 2,0 PONTOS
9-FESTA OFICIAL – 1,0 PONTO
10-AÇÃO SOCIAL – 1,0 PONTOS
TOTAL DE PONTOS - 15 PONTOS

IMPORTANTE: Nos dois dia de culminância da praça, todas as turmas terão por obrigação ao final de cada dia recolher todo o lixo que estiver pela praça, para que o ambiente fique exatamente como encontramos. A turma que não colaborar com essa atividade terá penalidade em sua nota final.

ATENÇÃO: Nesta 4º EDIÇÂO não aceitaremos que turmas façam contratação de coreógrafos ou pessoas do gênero. Caso haja descumprimento a turma será penalizada com perca de parte da pontuação geral.
OBS: Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, procurar Carla Marinho (Coordenadora geral do GERARTE).
A Fé e perseverança é capaz de mover montanhas e fazer acontecer, uma família não precisa ser de sangue para ser unida, precisa ser como nós, única e verdadeira.”
Carla Marinho 4

FOTOS DE AÇÕES REALIZADAS

- DIA "L" DA LIMPEZA NA ESCOLA - Cuidando do ambiente escolar



Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos   Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940 LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013 TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina. OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar rec

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO

IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015 TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO. PÚBLICO ALVO : Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015. JUSTIFICATIVA : observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo. OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua

JOGOS INTERNOS 2017

JOGOS INTERNOS 2017       Mais um ano de jogos internos da família G.M.S., Unindo projeto GERARTE, LITERAÇÃO E JOGOS INTERNOS, vem com um número de atletas recorde em nossa Escola, com cerca de 600 atletas dos turnos diurno e noturno com o envolvimento do Integral, estamos fazendo desse os jogos da história, com participação de cerca de 75% dos nossos alunos, mostrando que educação e esporte transformam as pessoas. Com um clima de harmonia foi aberta esta edição dia 13/10/17, e iniciando a maratona de jogos na segunda-feira dia 16/10/17 com Basquetebol, terça-feira com Voleibol, quarta-feira Handebol, quinta-feira acontecem simultaneamente as partidas de queimado e futsal utilizando o campo e o ginásio, sexta-feira continuidade do futsal. Momento único do esporte e educação unidos em um só objetivo.      Com dedicação exclusiva dos nossos professores de Educação física Rodolpho Góes, Bruno Pessoa e Gustavo Simplício. Não podemos deixar de falar do apoio dos nossos professores,