Pular para o conteúdo principal

CRONOGRAMA GERARTE 2016 - ENSINO MÉDIO

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
13ª GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua 61, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Cidade universitária – Maceió/AL-CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940

V GERARTE – 2016 – A MÚSICA NO SEU CORAÇÃO – ENSINO MÉDIO

TEMA: A HISTÓRIA DA MÚSICA NO MUNDO E NO TEMPO

OBJETIVO GERAL: Promover o gosto pela leitura, estimulando o desenvolvimento de ações concretas que viabilizem a cultura através da música, explorando os fatos históricos envolvidos, baseando-se nos tempos em várias partes do país e do mundo.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer as influências musicais, ritmos, estilos e fatos marcantes proporcionados pela música através dos tempos.

PARTICIPANTES: Todos os alunos devidamente matriculados e frequentes no ano letivo de 2016 nos turnos matutino e vespertino, ou seja, do 7º ao 3º ano do ensino médio regular.

1-INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas individualmente e autorizada por turmas, sendo um critério mínimo de participação a quantidade de 20 alunos por turma. A 5ª Edição do GERARTE 2016, trás mais disciplina, organização e segurança.

OBS. : Lembrando mais uma vez, que nenhum aluno é obrigado a participar do projeto que vale 5 pontos no 3º bimestre e 5 pontos no 4º bimestre totalizando 10 pontos no total. Caso o aluno(a) opte em não fazer parte do projeto, pode assinar o termo de recusa que lhe dará o direito de ao final do projeto fazer uma prova de 20 questões totalizando 10 pontos com questões abertas e fechadas referente a todos os temas trabalhados.
- A CAMISA TEM PREVISÃO PARA ENTREGA NO MÊS DE OUTUBRO PROVAVELMENTE NA 2ª QUINZENA, ONDE SEU USO SERÁ OBRIGATÓRIO NA EXPOSIÇÃO, DESFILE E PRAÇA.
- CADA TURMA DEVE CRIAR SUA LOGO MARCA DE ACORDO COM SEU RITMO SORTEADO E ENTREGAR SUA LOGO EM PEN DRIVE (NÃO PODE SER IMPRESSO) ATÉ DIA 01 DE AGOSTO.

2-PARTICIPAÇÃO E PONTUAÇÃO: O projeto vale 5 pontos no 3º bimestre e 5 pontos no 4º bimestre totalizando 10 pontos no total
Será desclassificado ou recebe nota 0 (ZERO), o aluno(a) que:

-Não participar das atividades propostas divididas e distribuídas nas turmas;
-Quem descumprir as regras e normas do projeto;
-Quem faltar as culminâncias oficiais sem justificativa e sem documentação;
-Quem desrespeitar colegas, professores, funcionários ou qualquer membro da comissão e participantes do GERARTE;
-Não efetuar sua inscrição;
-Nota fracionada de acordo com a regra abaixo:
1-Nota geral do projeto: 100% da nota
*Recebe 100% da nota, caso a turma adquira, o aluno com pontuação regular na disciplina refente ao somatório das notas do 1º e 2º bimestre igual ou superior a 35%, ou seja, o aluno deve ter nota igual ou superior a 7 pontos nos dois bimestres.

*Recebe 50% da nota, o aluno que tiver notas regulares nas disciplinas superior a 25% a 35%, ou seja, igual a 5 pontos até 6,99 pontos.
*Recebe 25% da nota, o aluno que tiver notas regulares nas disciplinas de 3 pontos a 4,99 pontos.*Recebe nota 0(ZERO) alunos com pontuação inferior a 3 pontos nos 1º e 2º bimestre.

DATAS DE REALIZAÇÃO:
-01/06- Reunião de apresentação do projeto;
-10/06- Entrega da pré-inscrição;
-10/06- Entrega das rifas para vendas;
-11/07 a 14/07-Confirmação da inscrição oficial;
-18/07- Entrega para sorteio da cesta de guloseimas;
-Sorteio das cestas e entrega dos subtemas do Projeto por turma(sorteio);
-19/08- Entrega da lixeira criativa;
-25/08 – Entrega do documentário para interação;
-29/08 a 02/09 - Interação entre as turmas;
-15/09 – Entrega do vídeo chamada;
-19/09 a 23/09 - jogos internos e a música;
-21/10 - Baile musical
-24/10 a 28/10 – pré - avaliação
-10/11 e 11/11 – Expomusic
-17, 18 e 19/11 – Culminância na Praça do Graciliano Ramos
-22/11 – Prova para os não participantes do GERARTE.
ATENÇÃO: Algumas datas poderão sofrer alterações ou acréscimos dependendo da necessidade da escola, todos os representantes serão informados caso haja necessidade.

INSTRUÇÕES GERAIS

. A proposta inicial é fazer uma exploração histórica através da música a partir do seu surgimento até os dias atuais;
. Através de um documentário de forma dinâmica e criativa, contando o surgimento do seu ritmo, principais compositores e cantores, sua evolução, acontecimentos históricos da época, vestimentas, estilos etc., em um tempo mínimo de 15 min. e máximo de 40 min.;
. a turma deve escolher uma música chave da época e do seu estilo sorteado para:
1-Fazer um teatro musical através do enredo contado por aquela canção, sendo permitido emendas de músicas pertencentes ao mesmo estilo porém com ritmos variados assim a turma prefira, tempo máx. De 15 min e min. De 7 min.. Não fugindo da proposta do teatro através da música, trabalhando o lúdico, o corpo e a imaginação.
2-Cada turma deve selecionar uma música internacional que seja relativo ao seu tema e fazer uma apresentação musical, com cantor(a) ou banda, tempo máx de 10 min e mín de 5 min. Lembrando que a música deve ser traduzida no decorrer de sua apresentação em telão montado no local.
3-Perde pontuação a turma que descumprir algumas das atividades, assim como não cumprir os prazos preestabelecidos.
4-O fato da turma fazer corretamente a atividade, não garante que a mesma adquira 100% da pontuação, sendo pontuado de acordo com alguns critérios como bom desempenho, participação e Harmonia.

ATENÇÃO: Uma regra nova e importante na punição das turmas será a participação, companheirismo e harmonia entre as turmas. Cada chamado oficial a coordenação do GERARTE para resolver conflitos internos de turmas, a mesma perde alguma pontuação no final do processo, por tanto, as turmas devem sempre respeitar as decisões da maioria e sempre entrar num consenso em relação as atividades propostas.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1-MINHA ESCOLA, MINHA CASA
1.1- LIXEIRA CRIATIVA - Organização diária da sala de aula (Lixo na lixeira, bancas e cadeiras em seus devidos lugares) + lixeira de acordo com o subtema proposto. Sendo avaliado diariamente a organização da sala e lixeira a ser entregue no dia 19/08/2016.
Pontuação: 0,5 ponto

2-DOCUMENTÁRIO E INTERAÇÃO – Entregar o documentário para avaliação dia 25/08, com interação iniciando a partir do dia 29/08; as turmas receberão um cronograma com datas e horários assim como a turma a ser beneficiada com sua apresentação.
Pontuação: 1,0 ponto


3-MOMENTO MÁGICO DA MÚSICA/VÍDEO CHAMADA E PANFLETAGEM- Em um estilo flash mob, a turma receberá uma data, onde só a turma e a coordenação geral do GERARTE terá conhecimento da mesma(SEGREDO TOTAL), para fazer uma apresentação rápida de no máx. 5 min nas dependências da escola, onde alguma música tenha relacionamento com seu estilo trabalhado e conte algum acontecimento histórico através da música em algum tempo ocorrido, usando a criatividade e utilizando os mais diversos espaços possíveis e maior numero de alunos chamando atenção de toda a escola em seu dia escolhido, passando a mensagem desse momento.
Construir um vídeo de no máximo 1 min. Com uma chamada para prestigiar o evento na praça do Graciliano Ramos. Panfletagem -Dia de divulgação com panfletos do projeto. Entrega do vídeo de 19/09 a 23/09.
Pontuação: 1,0 ponto

4-FESTA OFICIAL

FESTA DE LANÇAMENTO- Como em todas as edições, nada mais que justo uma comemoração oficial e antecipada do nosso projeto, com muita música, socialização e um lanche coletivo promovido por todos. A mesma ocorrerá dia 21 de outubro de 2016 a partir das 18h, com a participação exclusiva apenas dos inscritos no GERARTE 2016, não sendo permitido em hipótese alguma a entrada de outras pessoas que não façam parte deste processo. A distribuição das senhas assim como o prato selecionado será disponibilizado próximo ao dia do evento.
Pontuação: S/PONTUAÇÃO

5-EXPOMUSIC, APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL E AÇÃO SOCIAL- A turma deve reunir entre fatos históricos, vestimentas, acontecimentos, estilos, moda, fatos importantes, compositores em destaque etc, ou seja, reunir todo material necessário para expor, mostrando o inicio até os dias atuais da evolução e importância do seu estilo para a sociedade. Expondo materiais e conhecendo o conteúdo para explicação aos visitantes. A mesma acontecerá em dois dias com visitação de convidados a ser escolhido pelo aluno, porém, com nome oficializado anteriormente, dando prioridade a parentes e amigos próximos. Acontece nos dias 10 e 11 de Novembro.

APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL- Pensando em outras línguas, cada turma deve dentro do seu estilo, selecionar uma música internacional para apresentar no pátio da escola em palco montado no decorrer da exposição de acordo com a proposta descrita anteriormente, porém a tradução deve estar exposta em telão montado no decorrer da apresentação, ou seja, a medida que a música for apresentada, sua tradução deve ser exposta.

AÇÃO SOCIAL – Voltando com a doação de alimentos a ação social de 2016 vem através da expomiusic arrecardar alimentos para os menos favorecidos, onde funcionará da seguinte maneira:
-Para a exposição que acontecerão dias 10 e 11 de Novembro cada participante terá direito a 2 convites para convidar algum familiar para prestigiar seu trabalho, o convidado recebe seu convite mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que consta em uma lista que a turma receberá. O aluno que fizer o convite entrega a doação e recebe o convite crachá que constará as informações de quem convidou, série e turma e nome do convidado que deve a todo momento de visitação estar com o mesmo visivelmente em seu peito.
Pontuação: 2,0 pontos

6-JOGOS E A MÚSICA- Cada turma deve fazer uma pequena apresentação coletiva de no máx 4 min para apresentar na abertura dos jogos internos que acontecerá dia 19 de setembro de 2016 às 18h.
Pontuação: 0,5 ponto
7-TEATRO MUSICALIZADO- Como aconteceu nas três últimas edições, as apresentações finais terão sua culminâncias na praça do conjunto Graciliano Ramos, sem presença de barracas nesta V edição, apenas tendo apresentações no palco da praça, como descrito anteriormente, porém a novidade, é que a sua turma será sua torcida, ou seja, quanto maior for a torcida, melhor a apreciação da apresentação. A turma deve reunir em praça pública o maior número possível de torcedores e interagir junto com a apresentação, ou seja, usando a criatividade, poderão ter flu flu, cartazes, placas etc. Exceto materiais que possam sujar o ambiente ou trazer algum risco a saúde, e sempre de acordo e cronologia com a apresentação principal. (15 min máximo e 7 min. Mínimo).
Pontuação: 2,0 pontos

8-INTERDISCIPLINARIDADE – Cada disciplina trabalhará em sala de aula individualmente englobando o conteúdo do projeto ao contúdo da materia, sendo dividido em 2 bimestre, 1,5 pontos em cada bimestre (3º e 4º bimestre), sendo somado individualmente a nota adquirida em cada disciplina. O professor(a) será o único responsável pelas atividades dessa etapa, repassando apenas as notas adquiridas.
Pontuação: 3,0 pontos

9-PRÉ-AVALIAÇÃO - A peça musicalizada deve ser pré-avaliada por um grande grupo de professores para eventuais ajustes necessários no período de 17 a 20 de outubro. O grupo deve ter sua peça pronta para que não haja penalidade na não realização da atividade.
Pontuação: interligada a atividade 7.
IMPORTANTE: PROVA PARA OPTANTES EM NÃO FAZER O PROJETO DIA 22/11/2016.

MUITO IMPORTANTE - Todas as atividades terão sua pontuação específica, porém, caso alguma deixe de ser realizada sofrerá uma penalidade de –1 (um ponto) juntamente com a pontuação da mesma que deixou de ser executada.
-Só será permitido ensaios em horários contrários a aula, onde não prejudique o andamento normal das mesmas, assim como não atrapalhe o outro turno, mediante agendamento prévio. Assim como obedecendo as regras normais da escola, com o uso do fardamento e carteirinha, o descumprimento implicará em perca na pontuação da turma.

Distribuição da pontuação

ATIVIDADES:

1-MINHA ESCOLA, MINHA CASA – 0,5 ponto
2-DOCUMENTÁRIO E INTERAÇÃO – 1,0 ponto
3-MOMENTO MÁGICO DA MÚSICA/VÍDEO CHAMADA E PANFLETAGEM – 1,0 ponto
4-FESTA OFICIAL – S/PONTO
5-EXPOMUSIC, APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL E AÇÃO SOCIAL- 2,0 pontos
6-JOGOS E A MÚSICA – 0,5 ponto
7-TEATRO MUSICALIZADO – 2,0 pontos
8-INTERDISCIPLINARIDADE – 3,0 pontos
Total Geral: 10,0 pontos
3º BIMESTRE: ATIVIDADES: 1, 2, 3, 5(50%), 8(50%).
4º BIMESTRE: ATIVIDADES: 5(50%), 6, 7, 8(50%).
TOTAL DE PONTOS - 10 PONTOS (DISTIBUIDOS EM 2 BIMESTRES, SENDO 5,0 PONTOS NO 3º BIMESTRE E 5,0 PONTOS NO 4º BIMESTRE).
IMPORTANTE: Nos dois dia de culminância da praça, todas as turmas terão por obrigação ao final de cada dia recolher todo o lixo que estiver pela praça, para que o ambiente fique exatamente como encontramos. A turma que não colaborar com essa atividade terá penalidade em sua nota final.

ATENÇÃO: Nesta 5º EDIÇÂO não será permitido que turmas façam contratação de coreógrafos ou pessoas do gênero. Caso haja descumprimento a turma pode ser desclassificada do projeto.

OBS: Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, procurar Carla Marinho (Coordenadora geral do GERARTE) ou professor Rodolpho Góes (Coordenador de apoio).

A Fé e perseverança é capaz de mover montanhas e fazer acontecer, uma família não precisa ser de sangue para ser unida, precisa ser como nós, única e verdadeira.”


Carla Marinho


Postagens mais visitadas deste blog

LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – PROJETO CORDEL

Projeto Literatura de Cordel - NOTURNO E.J.A. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos   Tabuleiro do Martins – Maceió/AL CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940 LITERATURA FONTE DE INSPIRAÇÃO – 2013 TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina. OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise lingüística reconhecendo sua importância na cultura popular. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura; -Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica); -Interpretar rec

IV GERARTE - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO

IV GERARTE 2015 - ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO IV GERARTE – E.J.A.I. - 2015 TEMA: ETNIA: DIVERSIDADE CULTURAL DE UM POVO. PÚBLICO ALVO : Ensino fundamental e ensino médio da modalidade E.J.A I. Do turno noturno do 2º semestre 2015. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de 21 de setembro a 09 de dezembro de 2015. JUSTIFICATIVA : observa-se que em pleno século XXI, mesmo com os avanços tecnológicos nos deparamos com a existência de preconceitos econômicos, sociais, religiosos e raça. Vamos tentar regatar o repeito moral e intelectual em nossa comunidade escolar através do conhecimento da cultura de um povo. OBJETIVO GERAL: Destacar por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser dessas diferentes culturas, em diversas etnias. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Proporcionar um espaço de conhecimentos gerais e específicos sobre algumas etnias, em que se conheça a diversidade do patrimônio etno cultural e reconhecer sua

JOGOS INTERNOS 2017

JOGOS INTERNOS 2017       Mais um ano de jogos internos da família G.M.S., Unindo projeto GERARTE, LITERAÇÃO E JOGOS INTERNOS, vem com um número de atletas recorde em nossa Escola, com cerca de 600 atletas dos turnos diurno e noturno com o envolvimento do Integral, estamos fazendo desse os jogos da história, com participação de cerca de 75% dos nossos alunos, mostrando que educação e esporte transformam as pessoas. Com um clima de harmonia foi aberta esta edição dia 13/10/17, e iniciando a maratona de jogos na segunda-feira dia 16/10/17 com Basquetebol, terça-feira com Voleibol, quarta-feira Handebol, quinta-feira acontecem simultaneamente as partidas de queimado e futsal utilizando o campo e o ginásio, sexta-feira continuidade do futsal. Momento único do esporte e educação unidos em um só objetivo.      Com dedicação exclusiva dos nossos professores de Educação física Rodolpho Góes, Bruno Pessoa e Gustavo Simplício. Não podemos deixar de falar do apoio dos nossos professores,