ESTADO
DE ALAGOAS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
13ª
GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA
ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua
61, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos
Cidade
universitária – Maceió/AL-CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315
-7940
V
GERARTE – 2016 – A MÚSICA NO SEU CORAÇÃO – ENSINO MÉDIO
TEMA:
A HISTÓRIA DA MÚSICA NO MUNDO E NO TEMPO
OBJETIVO
GERAL:
Promover o gosto pela leitura, estimulando o desenvolvimento de ações
concretas que viabilizem a cultura através da música, explorando os
fatos históricos envolvidos, baseando-se nos tempos em várias
partes do país e do mundo.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Conhecer as influências musicais, ritmos, estilos e fatos marcantes
proporcionados pela música através dos tempos.
PARTICIPANTES:
Todos os alunos devidamente matriculados e frequentes no ano letivo
de 2016 nos turnos matutino e vespertino, ou seja, do 7º ao 3º ano
do ensino médio regular.
1-INSCRIÇÕES:
As inscrições serão feitas individualmente e autorizada por
turmas, sendo um critério mínimo de participação a quantidade de
20 alunos por turma. A 5ª Edição do GERARTE 2016, trás mais
disciplina, organização e segurança.
OBS.
: Lembrando mais uma vez, que nenhum aluno é obrigado a participar
do projeto que vale 5 pontos no 3º bimestre e 5 pontos no 4º
bimestre totalizando 10 pontos no total. Caso o aluno(a) opte em não
fazer parte do projeto, pode assinar o termo de recusa que lhe dará
o direito de ao final do projeto fazer uma prova de 20 questões
totalizando 10 pontos com questões abertas e fechadas referente a
todos os temas trabalhados.
- A
CAMISA TEM PREVISÃO PARA ENTREGA NO MÊS DE OUTUBRO PROVAVELMENTE NA
2ª QUINZENA, ONDE SEU USO SERÁ OBRIGATÓRIO NA EXPOSIÇÃO, DESFILE
E PRAÇA.
-
CADA TURMA DEVE CRIAR SUA LOGO MARCA DE ACORDO COM SEU RITMO SORTEADO
E ENTREGAR SUA LOGO EM PEN
DRIVE (NÃO PODE SER IMPRESSO)
ATÉ DIA 01 DE AGOSTO.
2-PARTICIPAÇÃO
E PONTUAÇÃO:
O projeto vale 5 pontos no 3º bimestre e 5 pontos no 4º bimestre
totalizando 10 pontos no total
Será
desclassificado ou recebe nota 0 (ZERO), o aluno(a) que:
-Não
participar das atividades propostas divididas e distribuídas nas
turmas;
-Quem
descumprir as regras e normas do projeto;
-Quem
faltar as culminâncias oficiais sem justificativa e sem
documentação;
-Quem
desrespeitar colegas, professores, funcionários ou qualquer membro
da comissão e participantes do GERARTE;
-Não
efetuar sua inscrição;
-Nota
fracionada de acordo com a regra abaixo:
1-Nota
geral do projeto: 100% da nota
*Recebe
100%
da nota,
caso a turma adquira, o aluno com pontuação regular na disciplina
refente ao somatório das notas do 1º e 2º bimestre igual ou
superior a 35%,
ou seja, o aluno deve ter nota igual ou superior a 7
pontos
nos dois bimestres.
*Recebe
50%
da nota,
o aluno que tiver notas regulares nas disciplinas superior a 25% a
35%, ou seja, igual a 5 pontos até 6,99 pontos.
*Recebe
25%
da nota,
o aluno que tiver notas regulares nas disciplinas de 3 pontos a 4,99
pontos.*Recebe nota
0(ZERO)
alunos com pontuação inferior a 3 pontos nos 1º e 2º bimestre.
DATAS
DE REALIZAÇÃO:
-01/06-
Reunião de apresentação do projeto;
-10/06-
Entrega da pré-inscrição;
-10/06-
Entrega das rifas para vendas;
-11/07
a 14/07-Confirmação da inscrição oficial;
-18/07-
Entrega para sorteio da cesta de guloseimas;
-Sorteio
das cestas e entrega dos subtemas do Projeto por turma(sorteio);
-19/08-
Entrega da lixeira criativa;
-25/08
– Entrega do documentário para interação;
-29/08
a 02/09 - Interação entre as turmas;
-15/09
– Entrega do vídeo chamada;
-19/09
a 23/09 - jogos internos e a música;
-21/10
- Baile musical
-24/10
a 28/10 – pré - avaliação
-10/11
e 11/11 – Expomusic
-17,
18 e 19/11 – Culminância na Praça do Graciliano Ramos
-22/11
– Prova para os não participantes do GERARTE.
ATENÇÃO:
Algumas datas poderão sofrer alterações ou acréscimos dependendo
da necessidade da escola, todos os representantes serão informados
caso haja necessidade.
INSTRUÇÕES
GERAIS
.
A proposta inicial é fazer uma exploração histórica através da
música a partir do seu surgimento até os dias atuais;
.
Através de um documentário de forma dinâmica e criativa, contando
o surgimento do seu ritmo, principais compositores e cantores, sua
evolução, acontecimentos históricos da época, vestimentas,
estilos etc., em um tempo mínimo de 15 min. e máximo de 40 min.;
.
a turma deve escolher uma música chave da época e do seu estilo
sorteado para:
1-Fazer
um teatro musical através do enredo contado por aquela canção,
sendo permitido emendas de músicas pertencentes ao mesmo estilo
porém com ritmos variados assim a turma prefira, tempo máx. De 15
min e min. De 7 min.. Não fugindo da proposta do teatro através da
música, trabalhando o lúdico, o corpo e a imaginação.
2-Cada
turma deve selecionar uma música internacional que seja relativo ao
seu tema e fazer uma apresentação musical, com cantor(a) ou banda,
tempo máx de 10 min e mín de 5 min. Lembrando que a música deve
ser traduzida no decorrer de sua apresentação em telão montado no
local.
3-Perde
pontuação a turma que descumprir algumas das atividades, assim como
não cumprir os prazos preestabelecidos.
4-O
fato da turma fazer corretamente a atividade, não garante que a
mesma adquira 100% da pontuação, sendo pontuado de acordo com
alguns critérios como bom desempenho, participação e Harmonia.
ATENÇÃO:
Uma regra nova e importante na punição das turmas será a
participação, companheirismo e harmonia entre as turmas. Cada
chamado oficial a coordenação do GERARTE para resolver conflitos
internos de turmas, a mesma perde alguma pontuação no final do
processo, por tanto, as turmas devem sempre respeitar as decisões da
maioria e sempre entrar num consenso em relação as atividades
propostas.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
1-MINHA
ESCOLA, MINHA CASA
1.1-
LIXEIRA CRIATIVA - Organização
diária da sala de aula (Lixo na lixeira, bancas e cadeiras em seus
devidos lugares) + lixeira de acordo com o subtema proposto. Sendo
avaliado diariamente a organização da sala e lixeira a ser entregue
no dia 19/08/2016.
Pontuação:
0,5 ponto
2-DOCUMENTÁRIO
E INTERAÇÃO
– Entregar o documentário para avaliação dia
25/08,
com interação iniciando a partir do dia 29/08;
as
turmas receberão um cronograma com datas e horários assim como a
turma a ser beneficiada com sua apresentação.
Pontuação:
1,0 ponto
3-MOMENTO
MÁGICO DA MÚSICA/VÍDEO CHAMADA E PANFLETAGEM-
Em um estilo flash mob, a turma receberá
uma data, onde só a turma e a coordenação geral do GERARTE terá
conhecimento da mesma(SEGREDO
TOTAL),
para fazer uma apresentação rápida de no máx. 5
min nas dependências da escola, onde alguma música tenha
relacionamento com seu estilo trabalhado e conte algum acontecimento
histórico através da música em algum tempo ocorrido, usando a
criatividade e utilizando os mais diversos espaços possíveis e
maior numero de alunos chamando atenção de toda a escola em seu dia
escolhido, passando
a mensagem desse momento.
– Construir
um vídeo de no máximo 1 min. Com uma chamada para prestigiar o
evento na praça do Graciliano Ramos. Panfletagem -Dia de divulgação
com panfletos do projeto. Entrega do vídeo de 19/09 a 23/09.
Pontuação:
1,0
ponto
4-FESTA
OFICIAL
FESTA
DE LANÇAMENTO-
Como em todas as edições, nada mais que justo uma comemoração
oficial e antecipada do nosso projeto, com muita música,
socialização e um lanche coletivo promovido por todos. A mesma
ocorrerá dia 21
de outubro de 2016 a
partir das 18h,
com a participação exclusiva apenas dos inscritos no GERARTE 2016,
não sendo permitido em hipótese alguma a entrada de outras pessoas
que não façam parte deste processo. A distribuição das senhas
assim como o prato selecionado será disponibilizado próximo ao dia
do evento.
Pontuação:
S/PONTUAÇÃO
5-EXPOMUSIC,
APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL E AÇÃO SOCIAL-
A turma deve reunir entre fatos históricos, vestimentas,
acontecimentos, estilos, moda, fatos importantes, compositores em
destaque etc, ou seja, reunir todo material necessário para expor,
mostrando o inicio até os dias atuais da evolução e importância
do seu estilo para a sociedade. Expondo materiais e conhecendo o
conteúdo para explicação aos visitantes. A mesma acontecerá em
dois dias com visitação de convidados a ser escolhido pelo aluno,
porém, com nome oficializado anteriormente, dando prioridade a
parentes e amigos próximos. Acontece nos dias
10
e 11 de Novembro.
APRESENTAÇÃO
INTERNACIONAL-
Pensando em outras línguas, cada turma deve dentro do seu estilo,
selecionar uma música internacional para apresentar no pátio da
escola em palco montado no decorrer da exposição de acordo com a
proposta descrita anteriormente, porém a tradução deve estar
exposta em telão montado no decorrer da apresentação, ou seja, a
medida que a música for apresentada,
sua tradução deve ser exposta.
AÇÃO
SOCIAL – Voltando
com a doação de alimentos a ação social de 2016 vem
através da expomiusic arrecardar alimentos para os menos
favorecidos, onde funcionará da seguinte maneira:
-Para
a exposição que acontecerão dias 10 e 11 de Novembro cada
participante terá direito a 2 convites para convidar algum familiar
para prestigiar seu trabalho, o convidado recebe seu convite
mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que consta
em uma lista que a turma receberá. O aluno que fizer o convite
entrega a doação e recebe o convite crachá que constará as
informações de quem convidou, série e turma e nome do convidado
que deve a todo momento de visitação estar com o mesmo visivelmente
em seu peito.
Pontuação:
2,0
pontos
6-JOGOS
E A MÚSICA- Cada
turma deve fazer uma pequena apresentação coletiva de no máx 4 min
para apresentar na abertura dos jogos internos que acontecerá dia 19
de setembro de 2016 às 18h.
Pontuação:
0,5 ponto
7-TEATRO
MUSICALIZADO-
Como aconteceu nas três últimas edições, as apresentações
finais terão sua culminâncias na praça do conjunto Graciliano
Ramos, sem presença de barracas nesta V edição, apenas tendo
apresentações no palco da praça, como descrito anteriormente,
porém a novidade, é que a sua turma será sua torcida, ou seja,
quanto maior for a torcida, melhor a apreciação da apresentação.
A turma deve reunir em praça pública o maior número possível de
torcedores e interagir junto com a apresentação, ou seja, usando a
criatividade, poderão ter flu flu, cartazes, placas etc. Exceto
materiais que possam sujar o ambiente ou trazer algum risco a saúde,
e sempre de acordo e cronologia com a apresentação principal. (15
min máximo e 7 min. Mínimo).
Pontuação:
2,0
pontos
8-INTERDISCIPLINARIDADE
– Cada
disciplina trabalhará em sala de aula individualmente englobando o
conteúdo do projeto ao contúdo da materia, sendo dividido em 2
bimestre, 1,5
pontos em cada bimestre (3º e 4º bimestre), sendo somado
individualmente a nota adquirida em cada disciplina. O professor(a)
será o único responsável pelas atividades dessa etapa, repassando
apenas as notas adquiridas.
Pontuação:
3,0
pontos
9-PRÉ-AVALIAÇÃO
-
A peça musicalizada deve ser pré-avaliada por um grande grupo de
professores para eventuais ajustes necessários no período de 17 a
20 de outubro. O grupo deve ter sua peça pronta para que não haja
penalidade na não realização da atividade.
Pontuação:
interligada a atividade 7.
IMPORTANTE:
PROVA PARA OPTANTES EM NÃO FAZER O PROJETO DIA
22/11/2016.
MUITO
IMPORTANTE -
Todas as atividades terão sua pontuação específica, porém, caso
alguma deixe de ser realizada sofrerá uma penalidade de –1 (um
ponto) juntamente com a pontuação da mesma que deixou de ser
executada.
-Só
será permitido ensaios em horários contrários a aula, onde não
prejudique o andamento normal das mesmas, assim como não atrapalhe o
outro turno, mediante agendamento prévio. Assim como obedecendo as
regras normais da escola, com o uso do fardamento e carteirinha, o
descumprimento implicará em perca na pontuação da turma.
Distribuição
da pontuação
ATIVIDADES:
1-MINHA
ESCOLA, MINHA CASA –
0,5 ponto
2-DOCUMENTÁRIO
E INTERAÇÃO – 1,0 ponto
3-MOMENTO
MÁGICO DA MÚSICA/VÍDEO CHAMADA E PANFLETAGEM – 1,0 ponto
4-FESTA
OFICIAL – S/PONTO
5-EXPOMUSIC,
APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL E AÇÃO SOCIAL-
2,0 pontos
6-JOGOS
E A MÚSICA – 0,5 ponto
7-TEATRO
MUSICALIZADO – 2,0 pontos
8-INTERDISCIPLINARIDADE
– 3,0 pontos
Total
Geral: 10,0 pontos
3º
BIMESTRE: ATIVIDADES: 1,
2, 3, 5(50%),
8(50%).
4º
BIMESTRE: ATIVIDADES: 5(50%),
6, 7, 8(50%).
TOTAL
DE PONTOS -
10 PONTOS (DISTIBUIDOS EM 2 BIMESTRES, SENDO 5,0 PONTOS NO 3º
BIMESTRE E 5,0 PONTOS NO 4º BIMESTRE).
IMPORTANTE:
Nos
dois dia de culminância da praça, todas as turmas terão por
obrigação ao final de cada dia recolher todo o lixo que estiver
pela praça, para que o ambiente fique exatamente como encontramos. A
turma que não colaborar com essa atividade terá penalidade em sua
nota final.
ATENÇÃO:
Nesta 5º EDIÇÂO não será permitido que turmas façam
contratação de coreógrafos ou pessoas do gênero. Caso haja
descumprimento a turma pode ser desclassificada do projeto.
OBS:
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, procurar Carla
Marinho (Coordenadora geral do GERARTE) ou professor Rodolpho Góes
(Coordenador de apoio).
“A
Fé e perseverança é capaz de mover montanhas e fazer acontecer,
uma família não precisa ser de sangue para ser unida, precisa ser
como nós, única e verdadeira.”
Carla
Marinho